É verdade que o uso da maconha causa infertilidade?

Enquanto houver seu uso, a maconha reduz a produção de espermatozoides, como afirmam estudos na área. Contudo, ela não causa esterilidade.

- Foto: Freepik

Sim, enquanto houver seu uso, a maconha reduz a produção de espermatozoides, como afirmam estudos na área. O que acontece é que o usuário produz espermas defeituosos, tanto no que diz respeito a sua quantidade quanto à mobilidade, o que acaba prejudicando a fecundação do óvulo. Em homens com menos de 30 anos, esse risco é ainda dobrado.

planta, uso da maconha, flor

Foto: Freepik

No entanto, o uso da maconha não causa esterilidade, sendo possível somente em dois casos: no paciente que já tem oligoespermia, ou seja, já produz menos espermatozoides do que os padrões normais, seja por razões genéticas ou fisiológicas; ou pelo consumo excessivo de maconha, no caso de doses tóxicas, acima do que é habitualmente utilizado por seres humanos.

LEIA TAMBÉM

Texto: Júlia Prado Edição: Angelo Matilha Cherubini

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência