Tipos textuais: entenda o que é um texto expositivo!

O texto expositivo é aquele que apresenta informações sobre um objeto ou um fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/10/2016 às 09:51
Atualizado às 18:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O texto expositivo é aquele que apresenta informações sobre um objeto ou um fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Permite que o leitor identifique, de forma clara, o tema central do texto. O texto expositivo costuma trazer bastante informação, em especial no caso de se tratar de algo novo. Quando o assunto em questão é polêmico, faz-se necessária a apresentação de argumentos para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de análise do tema. Pode apresentar recursos como a instrução, a informação, a descrição, a definição, a enumeração, a comparação e o contraste.

lousa, quadro negro, texto expositivo

FOTO: Shutterstock

 Exemplo: “Significado de Nostalgia (s.f). Tristeza causada pela saudade de sua terra ou de sua pátria; melancolia. Saudade do passado, de um lugar etc. Disfunções comportamentais causadas pela separação ou isolamento (físico) do país natal, pela ausência da família e pela vontade exacerbada de regressar à pátria. Saudade de alguma coisa, de uma circunstância já passada ou de uma condição que (uma pessoa) deixou de possuir. Condição melancólica causada pelo anseio de ter os sonhos realizados. Condição daquele que é triste sem motivos explícitos (Etm. do francês: nostalgie)”. (Dicionário Online de Português- Dicio.com.br)

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini