Tipos textuais: entenda o que é um texto descritivo

O texto descritivo é a modalidade em que o observador organiza os elementos para conduzir o interlocutor ao conhecimento da imagem de um dado objeto

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/10/2016 às 12:23
Atualizado às 18:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O texto descritivo é a modalidade em que o observador organiza os elementos para conduzir o interlocutor ao conhecimento da imagem de um dado objeto, sendo que este objeto pode se materializar de diversas formas. Para fazer um texto descritivo, o autor precisa identificar o elemento descrito, situá-lo quanto ao lugar que ocupa no tempo e no espaço e qualificá-lo, dando-lhe características e apresentando um julgamento sobre ele. A descrição pode ser retratada apoiando-se sob dois pontos de vista: o objetivo e o subjetivo.

lousa, quadro negro, educação, texto descritivo

FOTO: Shutterstock

 Descrição objetiva

O objetivo principal é relatar as características do “objeto” de modo preciso, isentando-se de comentários pessoais ou atribuições de quaisquer termos que possibilitem a múltiplas interpretações.

 Descrição subjetiva

É composta por uma linguagem mais pessoal, na qual são permitidas opiniões, expressão de sentimentos e emoções e o emprego de construções livres em que revelem individualismo.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini