Saiba quem é Temple Grandin: a autista que virou filme

Temple Grandin é conhecida como a mais bem sucedida autista do mundo. Confira uma entrevista exclusiva com a norte-americana

- Helga Esteb/Shutterstock Images

Mary Temple Grandin é uma professora universitária de destaque na área de zootecnia. Temple foi responsável por evolucionar o trato do gado criando equipamentos e instalações que favorecem o manejo dos animais. Nada tão extraordinário se levado em consideração que diversas pessoas se destacam naquilo que fazem bem. Porém, Temple é ainda mais aclamada por ser autista.

Temple-Grandin-autista

Helga Esteb/Shutterstock Images

Vencendo preconceitos e limitações

A norte-americana de 68 anos é um exemplo de que o autista é capaz de se incluir na sociedade e ainda fazer a diferença. Foi graças ao transtorno do espectro autista (TEA), inclusive, que a zootecnista desenvolveu uma de suas principais invenções: corredores e currais redondos. A forte ligação com os animais a fez entender o comportamento do gado, percebendo a facilidade que bois e vacas têm em seguir um caminho curvo, além de não ficarem assustados durante o trajeto por não verem o final do corredor.

Lidando com o autismo

Incentivada, principalmente, por sua mãe, que se recusou a internar a filha em uma instituição psiquiátrica após o diagnóstico de alteração mental, Temple cursou uma escola para crianças superdotadas, se formou em psicologia e fez especialização em zootecnia. Atualmente, leciona na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Tamanho sucesso profissional e na militância do autismo a fez ser considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo na categoria heróis pela revista norte-americana Time, em 2010.
A seguir, confira uma entrevista exclusiva com Temple:

Desde o seu diagnóstico, você vê alguma evolução sobre o autismo? Se sim, quais?
“Houve mudanças no diagnóstico e no tratamento do TEA nos últimos 50 anos. O TEA é agora reconhecido como uma desordem neurológica. Não é causado por uma má maternidade. É importante que as crianças pequenas que ainda não falam obtenham ensino extensivo para aprender a falar.”

Você acredita que a forma como as pessoas lidam com autismo mudou?
“As pessoas estão começando a perceber que a criatividade e a inteligência estão ligadas a traços de autismo leve. Albert Einstein e Steve Jobs seriam diagnosticados com autismo hoje em dia. Einstein não falava até os três anos de idade.”

O que você falaria para os pais de autistas?
“Uma pessoa com autismo pode continuar sempre crescendo e se desenvolvendo. Às vezes, os pais cometem o erro de serem superprotetores. Crianças autistas precisam encarar o mundo. Se a criança tem habilidade em matemática, arte ou música, trabalhe para desenvolver essa capacidade em uma carreira. Vários grandes músicos, como Mozart, eram pessoas esquisitas com poucas habilidades sociais. Provavelmente, elas eram autistas.”

filme-temple-grandin

Reprodução

Filme sobre Temple Grandin

A história de Temple foi parar na telona. O filme Temple Grandin (2010) conta os principais momentos de sua vida, da descoberta do autismo ao ingresso na universidade e as superações na vida acadêmica.

Saiba mais

Autismo: as causas, o diagnóstico e o tratamento
Crianças autistas: um guia para mães
Como funciona a inclusão de crianças com Síndrome de Down?

Texto e entrevista: Natália Negretti

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência