Connect with us

O que você está procurando?

O que são e de que maneira se manifestam as criaturas malignas que dividem opiniões entre as religiões
- Foto: Shutterstock Images

Como surgiu o mal, segundo algumas religiões

O que são e de que maneira se manifestam as criaturas malignas que dividem opiniões entre as religiões

Ao redor do mundo muitas religiões contam com seus próprios princípios. Embora várias acreditem em algo que vá ao encontro do bem e da paz, algumas não descartam a hipótese de que o mal está entre nós, inclusive tentando as crenças dos seus fiéis.

religiões-exorcismo

Foto: Shutterstock Images

Anjos do mal

O cristianismo, por exemplo, relaciona o início do mal aos anjos que foram expulsos do reino de Deus. Algumas hipóteses apontam que a expulsão ocorreu a partir de uma rebelião originada por pecados cometidos pelos anjos, já outras elencam o ciúme contra os humanos como sendo o motivo da queda.

De acordo com o padre Rubens Miraglia Zani, exorcista da diocese de Bauru, São Paulo, esses anjos que caíram mantiveram a inteligência e passaram a usar essa capacidade para o mal. “Não lhes resta margem para arrependimento e, por consequência, são avessos a Deus e ao seu plano de salvação”, explica.
Uma das passagens bíblicas que relata a presença de demônios está no Evangelho de São Lucas, no qual Jesus se depara com um homem possuído por vários demônios, que se denominam Legião. Jesus, então, realiza o exorcismo desse homem.

LEIA MAIS

Islamismo e budismo

O diabo cristão é, de certo modo, comparado e descrito similarmente a Íblis, principal demônio conforme o islamismo. Enquanto isso, no budismo, não existe uma criatura suprema, embora haja a figura de Mara, um sujeito que se utiliza da tentação para manipular por meio da ilusão.

Espiritismo

Por outro lado, diversas doutrinas possuem outras visões sobre o que é o mal. Segundo Tatto Savi, professor do Curso de Orientação e Educação de Mediundade (COEM), “só existem as trevas porque não existe a luz, e existe o mal enquanto não existe o bem”, ou seja, os “demônios” são espíritos imperfeitos que cometem hábitos imaturos.

Tatto também se mostra contrário à ideia de que as criaturas malignas sejam anjos que caíram do céu por se rebelarem contra Deus. “Ele não faria alguma coisa que mais tarde se tornaria um demônio. Se Deus soubesse que o anjo viraria um demônio, não o teria criado” comenta.

 

Consultoria: Padre doutor Rubens Miraglia Zani, exorcista da Diocese de Bauru (SP); Tatto Savi, palestrante espírita e professor de Curso de Orientação e Educação de Mediunidade (COEM). Artigo: Os anjos e o código de direito canônico, do Padre Rubens Miraglia Zani.

Texto: Vitor Manfio/colaborador

Advertisement

Entretenimento

Nas últimas décadas, muitas coisas passaram por significativas transformações, uma delas, em especial, são os relacionamentos

Entretenimento

Há 20 anos, um dos maiores nomes da música brasileira falecia. Conheça 7 curiosidades sobre a vida de Renato Russo, o vocalista da Legião Urbana

Entretenimento

Saiba o que é a ilusão de ótica do tipo cognitiva. E ainda confira duas ilusões de ótica desse tipo - e saiba por que elas confundem a mente humana!

Entretenimento

Você sabia que existe uma referência a um imperador romano nos álbuns da Legião Urbana? Depois de 20 anos do fim da banda, saiba mais sobre ela

Entretenimento

Existe vida depois de Renato Russo? A banda Legião Urbana lançou materiais preparados antes da morte do cantor, relançou sucessos e organizou tributos

Entretenimento

Indivíduos precrastinadores são mais vulneráveis à distração, que os faz dar atenção às tarefas menos relevantes e esquecer as principais

Entretenimento

Você tem problemas para administrar suas emoções no dia a dia? Sim? Então confira 6 dicas simples para lidar melhor com isso!

Entretenimento

A neurociência vem se aprofundando bastante quando o assunto é inteligência emocional. Hoje já existem pesquisas que buscam explicar a empatia