ENTRETENIMENTO

Os Smurfs são comunistas? Descubra!

Embora sejam pequenos seres azuis, teorias da conspiração afirmam que os Smurfs são, possivelmente, comunistas. Mas você sabe o motivo dessa alegação?

None
FOTO: Reprodução/Columbia Pictures

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/08/2016 às 18:00
Atualizado às 17:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com produção da Hanna-Barbera Productions, os Smurfs estrearam em 1981 como desenho. Foram um verdadeiro fenômeno na TV Globo e já ganharam duas produções nas telonas, em 2011 e 2013. Somente a arrecadação do primeiro longa superou a marca de meio bilhão de dólares.

cena smurfs filme columbia pictures

FOTO: Reprodução/Columbia Pictures

Contudo, existem algumas polêmicas por trás desses pequenos seres azuis. Em 2008, um ensaio de J. Marc Schmidt, publicado na obra Secrets of Popular Culture, alegava que os Smurfs eram comunistas. Contudo, você deve estar se perguntando “por quê?”.

Segundo o autor, o fato de viverem em comunidade (a comuna de Karl Marx), a figura gananciosa de Gargamel (representando o capitalismo) e a única fêmea, Smurfette (indicando a opressão feminina) seriam alguns dos sinais.

No entanto, outra teoria da conspiração enxerga os seres azuis como pequenos nazistas. Papai Smurf seria um líder totalitário; Gargamel, um judeu e a loiríssima Smurfette, o ideal de mulher ariana.

SAIBA MAIS

Caverna do Dragão: qual é o final do desenho?

Por que Ash Ketchum, de Pokémon, nunca envelhece?

Texto: Victor Santos Edição: Érica Aguiar