O que é o medo? Entenda seu significado na natureza

Capaz de congelar sua fala e até de paralisar seus movimentos, o medo é uma reação natural e espontânea. Mas afinal, qual seu significado na natureza?

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/10/2016 às 14:16
Atualizado às 18:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Capaz de congelar sua fala e até de paralisar seus movimentos, o medo é uma reação natural e espontânea, que teve papel importante na evolução do ser  humano. As situações em que o perigo é evidente levam a uma decisão imediata: sair correndo, gritar, ou simplesmente ficar imóvel para evitar contato são atitudes instintivas que visam impedir que o nosso corpo seja afetado pelas ameaças. Entretanto, muitas vezes o temor pode ultrapassar o receio de estar em perigo e gerar angústias na vida pessoal e profissional, podendo acarretar em dificuldades. Mas qual seu significado na natureza?

homem com medo significado

FOTO: Shutterstock

Segundo Joana Singer, psicóloga e diretora do Centro Paradigma de Ciências do Comportamento, o medo se caracteriza por uma série de reações do organismo frente a uma ameaça. Essencial para a preservação da nossa espécie, o mecanismo pode ter consequências negativas. “Ainda hoje, o medo nos predispõe a comportamentos que nos protegem de morte ou de lesões a nossa integridade física. Entretanto, sabemos também que frequentemente pagamos um preço alto por essa herança filogenética: sentimos medo, muitas vezes, sem que haja uma ameaça real. É como se respondêssemos por uma ‘sobra’ biológica”, afirma a psicóloga.

LEIA TAMBÉM

Texto: Angelo Matilha Cherubini

Consultoria: Joana Singer, psicóloga e diretora do Centro Paradigma de Ciências do Comportamento

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.