Hildegarda de Bingen: conheça a história da santa alemã

Considerada uma santa e doutora da Igreja Católica, Hildegarda de Bingen nasceu em de 1098 e aos três anos teve sua primeira experiência espiritual

None
FOTO: Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/09/2016 às 14:35
Atualizado às 18:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Considerada uma santa e doutora da Igreja Católica, Hildegarda de Bingen nasceu no ano de 1098, na Alemanha. De família muito religiosa, foi a décima filha de Hildebert e Mechtild, e por este motivo, teria sido oferecida como dízimo à Igreja. Aos três anos de idade teve sua primeira experiência espiritual, dando sequência nos anos seguintes, com maior frequência. Ela dizia que ouvia e via as coisas “em sua alma”. Aos oito anos, foi confiada aos cuidados de Jutta, filha do conde de Sponheim, a qual era mestra de um pequeno grupo de monjas. Anos depois, Hildegarda de Bingen sentia mais confiante em suas visões, dizendo ser capaz de prever o futuro. Após ouvir uma voz lhe dizendo para escrever o que via e ouvia, decidiu colocar no papel algumas coisas – livros como salmos, Evangelhos além do Velho e do Novo Testamento.

Hildegarda de Bingen

FOTO: Wikimedia Commons

Em 1148, o papa Eugênio III enviou uma comissão de clérigos para verificar a autenticidade do que tinha em mãos. Escrevia sobre a caridade de Cristo, a santificação e o fim do mundo. Acomodava monjas em seu mosteiro, oferecia seus ensinamentos religiosos a elas, e, ainda, cuidava de enfermos e gestantes. Sua primeira obra, o Liber scivias Domini (Livro do conhecimento dos caminhos do Senhor), foi concluída em 1151. Examinou os vícios e as virtudes da vida humana em 1158, ao escrever sua obra Liber vitae meritorum (Livro dos méritos da vida). Em 1174, terminou sua obra teológica mais notável, o Liber divinorum operum (Livro das obras divinas), com comentários sobre o prólogo do evangelho de São João e sobre o livro do Gênesis.

SAIBA MAIS

Conheça a história da determinada rainha do Egito, Cleópatra

Ana Bolena: conheça a história da mulher que marcou a Reforma Inglesa

Conheça a história de Marie Curie

Texto: Nathália Piccoli Edição: Angelo Matilha Cherubini

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.