Pesquisas comprovam que rir é bom para a saúde! Confira

Rir é o melhor remédio! E não é que a sabedoria popular estava certa? A ciência comprovou, por meio de pesquisas, que o bom humor é aliado da saúde

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/10/2016 às 15:07
Atualizado às 18:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

“Um dia sem rir é um dia desperdiçado”, já dizia, lá no século 18, o poeta, jornalista e humorista francês Sébastien-Roch Nicolas, ou, simplesmente, Nicolas de Chamfort. Que dar uma boa gargalhada gera um efeito positivo no humor, todos sabem – visto que já experimentamos essa sensação pelo menos uma vez na vida. Entretanto, a ciência vem mostrando que sorrirpode favorecer a saúde.

Um estudo da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, comprovou, por meio de uma pesquisa com 20 voluntários, que dar risada diminui a pressão arterial, aumentando o fluxo sanguíneo em 22% e melhorando as funções do sistema vascular. O sistema imunológico também é fortalecido, a energia aumentada e a dor amenizada – rir ajuda a relaxar os músculos.

mulher feliz sorrindo rir

FOTO: Shutterstock.com

Além disso, quando sorrimos, o cérebro é estimulado a liberar endorfina e serotonina – substâncias que promovem sensações de felicidade e bem-estar. As taxas de hormônios associados ao estresse, tais como dopamina, cortisol e epinefrina diminuem, e os efeitos da tensão são combatidos.

Os músculos mais estimulados durante uma risada são

os abdominais. Por isso, o sistema gastrointestinal acaba sendo incentivado, o que melhora a digestão. E os benefícios não param por aí! Até os pulmões saem ganhando porque rir ajuda a absorver mais oxigênio, deixando os órgãos mais ventilados e, consequentemente, mais “limpos” e fortes.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érika Alfaro