Resiliência: você sabe do que se trata esse termo?

Você sabe do que se trata o termo resiliência? Você sempre pode usá-lo após enfrentar e superar barreiras e dar a volta por cima. Entenda!

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/10/2016 às 15:28
Atualizado às 18:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O termo que melhor se aplica a esse processo de dar a volta por cima é resiliência. Trata-se de um conceito trazido das Ciências Exatas, mais especificamente da Física.

Nesse campo de estudos, diz-se que a resiliência é a capacidade máxima de um corpo físico de receber pressão sobre si mesmo e se manter em seu estado normal. Ou seja, é o limite da resistência de um corpo que recebe doses generosas de energia e não apresenta qualquer deformação visível e irreversível.

mulher-resiliência-feliz

FOTO: Shutterstock Images

Conseguiu notar alguma semelhança com as pressões, obstáculos e problemas que sofremos no dia a dia? “É justamente assim que acontece com as pessoas”, esclarece a psicóloga Maria Teresa Reginato.

Algumas aprenderam a tombar e levantar, têm uma base física, psíquica e espiritual que as faz retomar o equilíbrio. Adoecem, mas se recuperam; deprimem, mas logo reagem; têm uma fé que as faz continuar apesar das frustrações”, diz.

mulher-loira-resiliência

FOTO: Shutterstock Images

Essa energia que tiramos não sabemos bem de onde, e que nos torna aptos de superar as instabilidades e colocar tudo nos eixos novamente, exige uma certa autoconsciência: devemos saber que problemas não são bons, é claro, mas também não são de todo ruins.

Uma pessoa consciente sabe que o que está acontecendo com ela também acontece na vida dos outros, e que deve procurar aprender a administrar as inconstâncias, comenta a especialista.

liberdade-mulher-loira

FOTO: Shutterstock Images

Enxergar a adversidade como chance de crescimento e aprendizado é um desafio. Como toda contenda, pode não ser fácil no início, porém, ao entender que obstáculos são parte integrante de nossa vida e que é, sim, possível crescer com eles, a pessoa se torna a cada dia mais próxima do desenvolvimento de uma inteligência emocional.

LEIA TAMBÉM

Texto: Victor Santos  Edição: Nathália Piccoli

CONSULTORIA: Maria Teresa Reginato, psicóloga.