Regra de três inversamente proporcional: confira os passos para resolver!

Ao aplicar a regra de três é necessário ficar atento a proporcionalidade das grandezas, que podem ser direta ou inversamente proporcionais.

- regra de três, inversamente proporcional

A regra de três pode ser usada para resolver um problema relacionado à duas grandezas proporcionais, sendo chamada de regra de três simples. Quando houver mais de duas grandezas proporcionais, damos o nome de composta. Lembrando que ao aplicar a regra de três é necessário ficar atento a proporcionalidade das grandezas, que podem ser direta ou inversamente proporcionais.

Inversamente proporcional

Se uma pessoa que está viajando de automóvel em um percurso de 100km, por exemplo, aumentar a velocidade do veículo, ela conseguirá chegar ao destino em menor tempo. Este é um caso de grandezas inversamente proporcionais e é preciso inverter uma das razões.

Exemplo:

Um motorista fez uma viagem entre duas cidades em 6 horas, mantendo uma velocidade média de 60km/h. Se na volta, percorrendo a mesma estrada, a sua velocidade média foi de 80 km/h, qual foi a duração da viagem?

• Por serem grandezas inversamente proporcionais, o produto entre os valores será constante.

regra de três, inversamente proporcional

 

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência