“E se eu morrer?” O que fazer com as redes sociais em caso de morte

Você sabe o que fazer com as redes sociais em caso de morte? Cada uma, das mais famosas no Brasil, tem regras específicas. Entenda!

- Foto: Divulgação

Você já parou para pensar em como ficarão as suas redes sociais em caso de morte? Elas têm políticas de acesso e confirmação se algo acontecer, mas é preciso seguir o passo a passo.

Entenda, a seguir, como ficarão as suas redes sociais em caso de morte: o Facebook, o Instagram e  o Twitter. E aprenda o que fazer desde já!

 redes sociais em caso de morte

Foto: Divulgação

 

O que fazer: redes sociais em caso de morte

FACEBOOK

Redes sociais em caso de morte Facebook

Foto: Reprodução / Facebook

Segundo o site oficial:

  • A expressão “Em memória de” será exibida ao lado do nome da pessoa em seu perfil;
  • Dependendo das configurações de privacidade da conta, os amigos poderão compartilhar memórias na Linha do Tempo do memorial;
  • O conteúdo que a pessoa compartilhou (por exemplo: fotos, publicações) permanecerá no Facebook e ficará visível para o público com o qual foi compartilhado;
  • Os perfis transformados em memorial não são exibidos em espaços públicos, como nas sugestões do recurso Pessoas que você talvez conheça, em lembretes de aniversário ou anúncios.

É possível notificar com antecedência se você deseja que sua conta seja um memorial ou não, depois da morte notificada aos administradores da plataforma.

“Um contato herdeiro é alguém que você escolhe para gerenciar sua conta após o seu falecimento. Essa pessoa poderá fazer coisas como fixar uma publicação na sua Linha do Tempo, responder a novas solicitações de amizade e atualizar a sua foto do perfil, mas não poderá publicar conteúdo por você ou ver as suas mensagens“, diz a mensagem na rede social quando você acessa Configurações > Segurança > Contato Herdeiro.

Seguindo essas instruções, você também pode decidir pela exclusão permanente da conta.

INSTAGRAM

A política é parecida com a do Facebook, mas só poderá ser realizada depois de denúncias pelo próprio app. Segundo o site oficial:

  • O Instagram não permite que ninguém entre em uma conta transformada em memorial;
  • Contas em memorial não podem sofrer nenhum tipo de alteração. Isso inclui mudar curtidas, seguidores, marcações, publicações e comentários;
  • Qualquer pessoa pode enviar uma foto ou um vídeo por Instagram Direct à pessoa falecida;
  • As publicações que a pessoa compartilhou (por exemplo: fotos, vídeos) permanecerão no Instagram e ficarão visíveis para o público com o qual foram compartilhadas;
  • Contas em memorial não aparecem em espaços públicos como Pesquisar e Explorar.

Tanto para o memorial quanto para a solicitação de exclusão permanente da conta, o processo é um pouquinho mais complicado:

“Os parentes próximos confirmados podem solicitar a remoção da conta do Instagram de um ente querido. Quando você envia uma solicitação de remoção, nós pedimos provas de que você é um parente direto da pessoa falecida, como segue:

  • A certidão de nascimento da pessoa falecida
  • A certidão de óbito da pessoa falecida
  • Comprovação de autoridade de acordo com a lei local de que você é o representante legal da pessoa falecida”

TWITTER

mulher digitando smartphone aplicativo twitter

Foto: Shutterstock

Para solicitar a exclusão do perfil no Twitter, é preciso enviar um e-mail para privacy@twitter.com com nome completo, e-mail, grau de parentesco com o usuário falecido, nome de usuário da conta a ser excluída no Twitter e um link de uma notícia sobre a morte ou cópia do atestado de óbito.

Não há outra opção, senão a exclusão, no caso dessa plataforma.

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência