Câmara aprova projeto que proíbe o aplicativo Waze no Brasil

O aplicativo de rotas Waze, querido por muitos usuários ao redor do mundo, corre o risco de ser proibido no Brasil. Entenda a polêmica:

- Fonte: Reprodução/Paulo Alves

Um dos aplicativos mais baixados em celulares atualmente é o app de rotas ou GPS chamado Waze. Entretanto, uma comissão da Câmara de Deputados polemizou ao aprovar um projeto que pode proibir o uso do aplicativo no Brasil.

Aplicativo Waze no Brasil

Fonte: Reprodução/Paulo Alves

Entenda o caso

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados brasileira aprovou na terça-feira (30.08) uma medida que pode proibir o uso do Waze no Brasil.

Através do projeto de lei nº 5596, de 2013, de autoria do deputador Major Fábio (PROS-PB), ficaria proibido o uso de aplicativos para smartphones e portáteis que façam qualquer tipo de alerta sobre blitzes e radares que estejam no trânsito brasileiro.

Alteração no Código de Trânsito Brasileiro

O Projeto de Lei pretende fazer uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tornando o ato de dirigir utilizando dispositivos ou aplicativos como o Waze – que encontre radares ou blitzes – uma infração de trânsito, sendo suscetível a multa e a penalidade com pontos na habilitação.

Como funciona o aplicativo Waze

Querido de muitas pessoas em todo o mundo, ele possibilita o acesso a ruas e endereços através de caminhos mais simples, que desviam de tráfegos intensos e faz com que o usuário chegue em seu destino mais rápido.

"

O aplicativo é do Google e se apresenta desta forma, através de seu suporte: “para que o Waze possa fornecer a você com precisão a rota ou mais rápida ou mais curta, de acordo com suas configurações, ele necessita de dados precisos de todos os segmentos e rotas vizinhas. Ele coleta dados de cada trecho dirigido com o aplicativo aberto.”

O site ainda aponta que “na próxima vez em que uma via específica for percorrida, o Waze saberá como comparar os dados entre cada rota e saberá sugerir a rota ideal, conforme suas preferências.”

Próximos capítulos da proibição

Apesar da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) ter aprovado, o Projeto de Lei ainda seguirá para ser aprovação na Comissão de Viação e Transportes (CVT) e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Reações da internet

 

VEJA TAMBÉM:

5 aplicativos de redes sociais alternativas para conhecer

6 ótimos aplicativos para baixar e ter em seu smartphone

Android: 4 dicas para organizar e localizar seus aplicativos

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência