ENTRETENIMENTO

Quem gravou o primeiro rock da história?

As primeiras gravações reconhecidas como “legítimas” canções de rock’n’roll teriam sido feitas em meados da década de 1950, mas há vários nomes que podem reivindicar o a honra de ter gravado o primeiro rock da história. Conheça alguns deles.

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/07/2016 às 14:30
Atualizado às 17:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Há muita controvérsia em relação a quem realmente gravou o primeiro rock da história. As primeiras gravações reconhecidas como “legítimas” canções de rock’n’roll teriam sido feitas em meados da década de 1950. No entanto, há vários nomes que podem reivindicar a honra de ter gravado o primeiro rock da história. Conheça alguns deles.

VEJA TAMBÉM

Discos para ouvir no volume máximo no Dia do Rock
5 Clássicos do rock para curtir no final de semana
Saiba qual é o astro do rock do seu signo

Bill Haley and His Comets

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um candidato óbvio é Bill Haley and His Comets, que fez sucesso em 1953 com Crazy Man, Crazy. Mas não se pode ignorar Rocket 88, faixa gravada por Ike Turner and His Rhythm Kings em 1951, apesar de ter sido lançada como sendo de “Jackie Brenston and His Delta Cats”. Brenston, na verdade, era o saxofonista da banda e cantou apenas nessa gravação.

Wynonie Harris

Foto: Reprodução

Um ano antes, porém, Fats Domino já havia lançado The Fat Man, com a batida que caracterizaria o novo ritmo. Mas não para por aí. Em 1948, Wynonie Harris com seu dançante Good Rockin’ Tonight;Paul Bascomb e sua Rock and Roll(sim, era esse o nome!) e “Wild” Bill Moore comWe’re Gonna Rock, We’re Gonna Roll, eram exemplos de canções tão “rockers” quanto qualquer outra que Elvis, Bill Haley e tantos outros cantariam seis ou sete anos depois.

Isso sem contar que durante toda a década de 1940 o rhythm and blues (R&B) de artistas como Muddy Waters, The Dominoes, Jimmy Preston e “Big” Joe Turner, entre outros, já antecipava os acordes básicos do que seria o rock’n’roll.