ENTRETENIMENTO

Primavera: a estação das flores chegou!

A primavera chegou para mandar embora aqueles dias cinzentos, deixar o clima um pouco mais quente e úmido e os jardins completamente floridos!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/09/2016 às 10:29
Atualizado às 16:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Prepare-se! Hoje seus dias ficarão muito mais coloridos. A primavera chegou para mandar embora aqueles dias cinzentos, deixar o clima um pouco mais quente e úmido e os jardins completamente floridos! Se você observar bem, vai descobrir que a primavera é muito mais do que a estação das flores…

Flores de jasmim

FOTO: Shutterstock

Primeiro verão

A palavra primavera vem do latim prima verna e significa primeiro verão. Apesar de chegar só em setembro, é considerada a primeira das quatro estações.

Ritual indígena

Alguns índios brasileiros praticam um ritual diferente nesse dia. Antes de o sol sair, o pajé da tribo leva uma bola para o meio da aldeia e a divide em norte e sul. Depois, ao nascer do sol, os guerreiros do norte entregam a bola para os guerreiros do sul. Assim, eles representam a passagem do sol de um hemisfério para outro e comemoram a chegada da estação.

Cada um na sua estação

A estação das flores começa no equinócio de setembro no hemisfério sul. Equinócio é quando o dia e a noite têm a mesma duração. Depois, a cada dia que passa, a noite fica mais curta e o dia, mais longo. No hemisfério norte é o contrário: o equinócio da primavera é em março e o do outono, em setembro.

Flores e frutos

As estações do ano estão relacionadas ao ciclo de vida das plantas e essa é a época de fertilidade e germinação. As árvores ficam lindas com tantas flores e nós podemos saborear frutos típicos da estação como o açaí, o morango e o caju.

Flores cor de rosa

FOTO: Shutterstock

Você sabia?

Essa é a época do acasalamento e do nascimento dos filhotes da maioria dos animais. Isso porque, quando o inverno chegar, eles já estarão fortes e crescidos para se virar por conta própria.

Texto: Bárbara Morasco/Colaboradora Revisão: Carolina Guidio Cachoni

LEIA MAIS
Primavera: receitas para um jantar romântico!
7 peças coringa que não podem faltar no seu guarda-roupa na primavera
Primavera-verão 2017: tendências de acessórios para os cabelos