Premonição: entenda essa intrigante manifestação

A premonição é um dos fenômenos paranormais mais comentados do planeta. Entenda no que consiste e o que a ciência já descobriu sobre ela

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/11/2016 às 15:14
Atualizado às 18:36

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A premonição é a manifestação humana que, no presente, permite prever um evento futuro, sem que se tenha conhecimento prévio deste evento. É um fenômeno paranormal em nossa sociedade típico da experiência humana, mas o embaraço em sua interpretação, muitas vezes, é sinônimo de algum acontecimento ruim – como os trágicos acidentes aéreos que marcaram a história brasileira, que volta e meia aparecem como foco da premonição de alguém.

Premonição: entenda essa intrigante manifestação

FOTO: Shutterstock.com

Premonição: o que a ciência já desvendou

No ano de 2010, uma pesquisa realizada na Universidade de Cornell, em Nova York, pelo professor Daryl Bem em seu estudo denominado Feeling the Future, mostrou estatisticamente que os humanos podem apresentar uma capacidade de prever o futuro, manifestando assim, a premonição.

O pesquisador realizou seus experimentos em aproximadamente mil estudantes universitários e os testes consistiam em fazê-los identificar um estímulo depois de sua resposta psicológica, para saber se a resposta ainda seria a mesma. Em um dos experimentos, ele utilizou cem voluntários, 50 homens e 50 mulheres, e lhes mostrou duas cortinas para que os participantes escolhessem qual das duas apresentava uma foto. Uma das fotos tinha conteúdo erótico e a outra, contava com conteúdo neutro.

Quando a foto tinha conteúdo erótico, os participantes identificavam com mais facilidade o que havia por trás da cortina do que quando a foto de conteúdo neutro era colocada. Algo que sugere, de alguma forma, que os participantes sentiam os estímulos eróticos que os aguardavam antes mesmo de saber quais eram.

Premonição e clarividência: diferenças

Vanessa Corredato, mestre em psicologia e pesquisadora do Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais (Inter Psi-USP), ressalta que é preciso saber diferenciar a premonição da clarividência, principalmente porque a premonição se refere ao futuro enquanto a clarividência pode estar relacionada ao tempo passado, presente ou futuro. Além disso, ela afirma: “É importante não confundir premonição com clarividência, já que a primeira trata-se de uma sensação ou sentimento, enquanto a outra se refere a informações visuais”, completa.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação – Edição: Victor Santos
Consultorias: Vanessa Corredato, mestre em psicologia e pesquisadora na área de Psicologia Anomalística

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.