Connect with us

O que você está procurando?

Descubra o que a psicologia tem a dizer sobre pessoas supostamente tomadas pelo mal
- Foto: Shutterstock Images

O que é a possessão na visão da psicologia?

Descubra o que a psicologia tem a dizer sobre pessoas supostamente tomadas pelo mal

Para a psicologia, a fé faz com que o indivíduo compreenda a realidade por meio de uma referência religiosa, capaz de interferir no rumo da realidade. Assim, os casos considerados possessão podem ser tratados com terapias e intervenção médica especializada.

Questão de crença

Segundo o psicólogo Wellington Zangari a fé nutrida por muitas pessoas  “trata-se de uma atitude sui generis (singular), frente à realidade na qual o indivíduo adota um referencial religioso para explicar a vida, a realidade de modo geral e, além disso, para lidar com aquilo que há de ‘difícil’ nessa realidade, como o mal”.

Portanto, para a psicologia, o mal é visto como o que provocaria uma ruptura do ideal de felicidade no ser humano. “Dentre as possibilidades da presença do mal, estão as perdas de todo tipo, sobretudo a morte, mas também a doença e os sentimentos de infelicidade, de tristeza, que acometem o ser humano justificada ou injustificadamente”, exemplifica Zangari.

psicologia

Foto: Shutterstock Images

Lidando com o mal

Ainda de acordo com o psicólogo, as pessoas podem aceitar o mal como real e inescapável (com uma atitude de resignação) ou enfrentá-lo de modo ativo. “Uma das formas de lidar com o mal é antropomorfizando-o, ou seja, compreendo o mal como sendo resultado da ação deliberada de seres invisíveis. Ao concebê-lo como o resultado do capricho das vontades de espíritos, deuses ou demônios, o ser humano abriu a possibilidade de negociar com essas entidades”, explica o especialista.

Contudo, tal crença pode levar o indivíduo a acreditar que o mal é fundamental, diminuindo a importância da ação de forças biológicas, sociais e políticas que interferem na vida humana, o que aumenta o sentimento de impotência na pessoa. “Como resultado, pode até mesmo diminuir sua capacidade de lidar ativamente contra o mal. Dessa forma, a antropomorfização pode se tornar um tiro pela culatra!”, afirma Zangari.

Problemas mentais não são possessões

A possessão, então, para descrentes, não se passa da interpretação que um grupo de pessoas, crente de que aquilo seja uma ação de entidade espirituais sobre um corpo, dá a uma situação. Assim, muitos dos casos de exorcismos e dos sintomas de possessão relacionados a eles seriam decorrentes de problemas neurológicos e psicológicos que se manifestam em momentos de grande estresse ou raiva.

 

LEIA MAIS

 

Consultoria: Wellington Zangari, coordenador do Inter Psi – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais e do Laboratório de Psicologia Social da Religião do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Texto: Érica Aguiar – Edição: Natália Negretti

Advertisement

Entretenimento

Segundo um dos mais importantes livros do Espiritismo, o ponto comum entre a alma dos seres humanos e a dos animais é a inteligência

Entretenimento

No Espiritismo, acredita-se que é possível evocar o espírito de pessoas que já morreram. Será possível fazer a evocação de espíritos de animais também?

Entretenimento

Em 4 de outubro de 1970, o mundo recebeu a notícia sobre a morte da cantora do rock Janis Joplin. Confira 5 apresentações ao vivo para relembrar sua voz!

Entretenimento

Há 46 anos, o mundo dizia adeus à cantora Janis Joplin. Confira a importância da artista para o mundo da música e para a história feminina do rock.

Entretenimento

A coach Mara Pessanha explica três passos fundamentais para quem deseja realizar a própria mudança emocional. Descubra quais são eles!

Entretenimento

Encostos e sessões de descarrego fazem parte do exorcismo da Igreja Católica

Entretenimento

Chiquinha Gonzaga, mais do que pelo talento, se tornou referência também ao alcançar destaque em um ambiente dominado exclusivamente por homens no seu tempo

Entretenimento

A leitura ajuda a ampliar o vocabulário, estimula a imaginação e a criatividade. Confira as opções de livros infantis para cada faixa etária!