ENTRETENIMENTO

Por que os leitores de HQs devem ler mangás?

Por que ler mangá é interessante? Saiba 6 motivos e vire fã! Descubra histórias fantásticas e coisas que só os mangás podem oferecer.

None
Reprodução/ Pen Dragon Caçadores de Dragões

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/07/2016 às 13:30
Atualizado às 16:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Hoje, a popularidade dos super-heróis e o crescimento das histórias em quadrinhos, fizeram com que os mangás mantivessem seu público segmentado. Não é todo mundo que conhece esse universo e você descobrirá 6 motivos para mergulhar nas páginas em preto e branco.

1 – Continuidade

O mangá vai do começo ao fim! Não haverá em mês um autor ou desenhista tentando explicar um novo universo e, mais importante, em 15 anos a editora responsável não criará um evento extraordinário para que as histórias possam ser recontadas, como costuma acontecer nas HQs.

página Vairocana - As Terras do Norte

Reprodução/ Vairocana – As Terras do Norte

2 – Semanal x mensal

Publicações de mangás são em sua grande maioria semanais. Uma média de 15 páginas por semana resulta em 60 páginas por mês. É mais do que uma publicação de HQ mensal com 35 páginas, o que gera mais conteúdo para ser lido.

3 – Verossimilhança

Cada mangá tem um universo próprio, sem deixar de parecer com a realidade. Ou seja, mesmo que a história seja fantasiosa, algumas coisas simplesmente não podem acontecer. Caso que é ignorado pelas HQs, como por exemplo, quando o Super Homem decide girar na direção contrária da rotação da Terra e faz o tempo correr para trás.

página de B.B Project

Reprodução/ B.B Project

4 – A história não é da editora

As HQs são de domínio de editoras, como Marvel e DC Comics. Vários autores diferentes podem lançar histórias sobre os mesmos personagens, o que gera confusão e incoerência nas atitudes e acontecimentos. No caso dos mangás, a história é do autor, ou seja, só ele dá sequência aos fatos e constrói os personagens. Não há risco de existirem versões da mesma história.

5 – Leitura simples

Não tem como negar que a temática das HQs é muito bem trabalhada, com personagens complexos e narrativas interessantes. Mangás têm uma variedade um pouco maior que, também contém elementos de fantasia (superpoderes, sobrenatural, mutantes), mas migram para uma área bem aproveitada: cotidiano. Histórias do dia-a-dia das pessoas no colégio ou trabalho, que acabam envolvendo grandes aventuras.

página de Pen Dragon - Os Caçadores de Dragões

Reprodução/ Pen Dragon – Caçadores de Dragões

6 – Opções

Existem mangás de todos os gêneros ou assuntos. Vikings, piratas, super-heróis, ninjas, assassinos, samurais, música, esportes, videogames, detetives, anjos e demônios, alienígenas, magia, robôs, deuses e até mesmo, mangás sobre fazer mangás. A Editora Alto Astral já lançou muitos títulos desse segmento e para conhecê-los é só acessar a loja virtual.

Se você gosta de mangás e quer aprender a desenhar, veja o vídeo a seguir, que ensina a desenhar olhos:

Veja também

Qual super-herói tem tudo a ver com seu signo? Descubra!

TEXTO: Carolina Guidio Cachoni