ENTRETENIMENTO

Por que os cães roçam nas pernas dos donos?

Cachorros podem subir nas pernas das pessoas e começar a roçar. Por que os cães podem demonstram esse tipo de comportamento?

None
Imagem: Reprodução Internet

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2016 às 18:43
Atualizado às 16:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já sentiu o seu cachorro agarrando em sua perna com uma expressão desconfiada? Existem quatro motivos para essa atitude incômoda dos cães nos humanos: brincadeira, ansiedade, dominância e, sim, sexual.

Luelyn Jockyman, veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em comportamento animal, conta que o ato de simular a cópula na perna do dono é comum nos cães e tem uma série de explicações, entre elas o sentido sexual. A “monta” é caracterizada pelo cão apoiado nas pernas traseiras e prendendo a fêmea com as patas dianteiras como que em um abraço. Os animais não têm um repertório de comportamento muito amplo e a monta tem significados além do sexual. “Um macho montar outro macho e uma fêmea montar outra não significa homossexualidade”, revela.

Imagem: Reprodução Internet

Imagem: Reprodução Internet

Além do sexo

Quando filhotes, os machos “montam” nos donos durante as brincadeiras como uma espécie de “ensaio” para o futuro. Criados sem a companhia de outros cães para brincar, eles podem ser muito desajeitados e inexperientes na hora de acasalar com as fêmeas. Por isso, esse “treino” é importante desde a infância.

Esse mesmo comportamento também expressa ansiedade. Muitos animais extravasam o estresse através da masturbação, como observamos nos zoológicos, em que a falta de estímulos no ambiente, solidão e isolamento desencadeiam esse tipo de reação. Note que são as mesmas condições oferecidas em nossas casas.

Cães ansiosos

Os cães ansiosos muito ativos ou excessivamente medrosos e inseguros podem montar nos donos como uma forma de pedir ajuda. “Se estiver incomodando, ou se tornando compulsivo, é necessário procurar um veterinário especialista em comportamento animal antes que a situação saia do controle”, recomenda.

Finalmente, outro motivo é a dominância. O cão sobe na perna do dono para mostrar sua posição superior na hierarquia do relacionamento. Entre dois cães, tal atitude pode iniciar uma briga, já que nem todos os cachorros aceitam essa provocação e intimidação. Porém, na relação entre o animal e o dono, o humano deve se impor como superior. “Um cão dominante é um problema muito sério e pode acabar em agressividade contra o dono na forma de rosnados e mordidas graves”, avisa.

Controlando

Para amenizar essa atitude canina, existem diferentes tratamentos. Se o comportamento tender para a sexualidade, o ideal é castrar o animal. Se o motivo for a dominância ou a ansiedade, o dono deve procurar a ajuda de um veterinário ou adestrador para aprender a controlar o cão e se impor como superior da hierarquia. “Não interessa o motivo, não devemos deixar que o cachorro monte nas nossas pernas. Devemos saber controlá-los”, avisa Jockyman.

Saiba mais!

8 dicas para viver com cachorro ou gato em apartamento

Qual é o cachorro do seu signo?

Cérebro de humanos e cães funciona do mesmo jeito

Texto: Helena Ometto/colaboradora – Edição: Ricardo Piccinato