Para viver melhor: entenda a importância do elogio

É difícil encontrar quem não goste de receber elogios e ser reconhecido por alguma coisa que fez ou por uma atitude legal que tomou. E isso não é ruim!

None
Saber elogiar pode trazer benefícios aos outros, e também melhorar sua relação com o próximo. FOTO: Reprodução/Pixabay

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/10/2016 às 14:42
Atualizado às 18:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

É difícil encontrar quem não goste de receber elogios e ser reconhecido por alguma coisa que fez ou por uma atitude legal que tomou. E isso não é ruim! Ajudar a elevar a auto-estima é justamente uma das coisas que fazem o elogio ser tão importante.

Desvendando a prática

Elogios nada mais são do que julgamentos (no caso, positivos) sobre a ação de outras pessoas. Ao parabenizar alguém, estamos
transmitindo nossa opinião em relação a um comportamento específico, à aparência, ou ainda ao que foi obtido como resultado. Os elogios costumam ser mais efetivos quando expressam sentimentos verdadeiros, ou seja, o que realmente nos agrada em outra pessoa.

mão, fazendo jóia, fundo verde

Saber elogiar pode trazer benefícios aos outros, e também melhorar sua relação com o próximo. FOTO: Reprodução/Pixabay

Contudo, não existe um segredo na hora de incentivar alguém. “A medida certa é quando o elogio é feito em cima das mudanças e das transformações observadas no elogiado, uma vez que os elogios são feitos após a percepção de mudanças no outro”, explica o psicólogo João Alexandre Borba. No entanto, o elogio só será efetivo caso venha acompanhado de sentimentos como respeito e admiração.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érica Aguiar Edição: João Paulo Fernandes Consultoria: João Alexandre Borba, psicólogo e co-CEO do Instituto Internacional Japonês de Coaching

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.