Papa Francisco: 5 ensinamentos marcantes para a vida

Confira uma seleção de 5 ensinamentos marcantes do papa Francisco, um dos mais queridos e carismáticos dos últimos tempos

None
FOTO: Neneo / Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/11/2016 às 15:08
Atualizado às 18:45

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Papa Francisco é daqueles que convence muito mais pela atitude do que pelo em si – embora em suas mensagens não falte lucidez, misericórdia e firmeza. Confira a seguir 5 ensinamentos e atitudes marcantes do Papa Francisco.

Papa Francisco: 5 ensinamentos marcantes

FOTO: Neneo / Shutterstock.com

5 ensinamentos marcantes para a vida

1. Ensine pelo exemplo

Discursos que não são apoiados em atitudes concretas tendem a ser esquecidos por seus ouvintes. Contudo, quando são as ações que falam por si só, o aprendizado é real e perene. É assim que Papa Francisco vem encantando o mundo com seu comportamento inspirador.

2. Seja tolerante

Se há uma palavra que pode definir os pouco mais de dois anos do pontificado de Francisco é “acolhimento”, especialmente ao que é diferente. Homossexuais, casais divorciados, viciados em drogas, pessoas de outras religiões… todos esses grupos fizeram parte de discursos bem articulados do papa, que tinham como eixo central o respeito ao próximo. E são justamente esses grupos que veem no pontífice o reconhecimento de uma Igreja mais tolerante, digna e aberta ao diálogo.

3. Desapegue dos bens materiais

Saber ser feliz com o que tem é um caminho difícil, ainda mais em tempos de capitalismo exacerbado, em que ter é mais importante do que ser. Contudo, de acordo com os ensinamentos do pontífice, é essa rota de desapego que leva à tão sonhada liberdade de espírito.

4. Rompa com o que não faz bem a você

Ao propor uma reforma na Cúria Romana e no Banco do Vaticano, Francisco almeja limpar a Igreja de seus vícios e pecados, mesmo que as medidas sejam um pouco doloridas para a instituição católica. Da mesma forma, pode ser difícil livrar-se de coisas com as quais você já tenha se acostumado ou esteja dependente. Siga o exemplo do pontífice e coloque um ponto final nesse comportamento nocivo.

5. Tenha consciência de suas falhas

Assim que foi escolhido como papa, ciente de suas limitações como ser humano diante da magnitude da posição oferecida, Francisco afirmou: “Sou um grande pecador, confiando na misericórdia e na paciência de Deus. No sofrimento, aceito”. Ao tomar consciência de suas falhas, o ser humano é capaz de evoluir e, acima de tudo, perdoar-se diante de seus erros.

LEIA TAMBÉM

Texto: Natália Ortega – Edição: Victor Santos