ENTRETENIMENTO

Pablo Escobar é morto na Colômbia. Entenda!

Há exatos 23 anos, Pablo Escobar, um dos mais poderosos e conhecidos traficantes do mundo, era morto em Medellín, capital da Colômbia

None
O traficante Pablo Escobar foi morto em um dia como este, em 1993. FOTO: Reprodução/Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/12/2016 às 13:31
Atualizado às 15:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Há exatos 23 anos, um dos mais poderosos e conhecidos traficantes do mundo era morto em Medellín, capital da Colômbia. Pablo Emílio Escobar Gaviria, conhecido popularmente como Pablo Escobar, foi baleado em cima de um telhado, no dia 2 de dezembro de 1993 por um grupo militar especial da Colômbia, aos 44 anos.

Poder e terror

Pablo Escobar se tornou, na década de 1980, um dos homens mais ricos do mundo, graças ao tráfico de cocaína, droga que comercializava principalmente com os Estados Unidos e também outros países. Estimativas sugerem que ele chegou a movimentar, diariamente, cerca de US$ 1 milhão e que sua fortuna pessoal chegava aos US$ 13 bilhões. Por conta disso, conseguia exercer grande influência política na Colômbia, seu país de origem, onde comprava políticos, juízes e policiais para manter-se na atividade sem ser preso ou processado.

Pablo Escobar, traficante, fotografia, preto e branco

O traficante Pablo Escobar foi morto em um dia como este, em 1993. FOTO: Reprodução/Wikimedia Commons

E não havia recusa. Quem negava suas propinas era rapidamente executado. Há suspeitas de que Escobar esteve envolvido com cerca de 5 mil mortes no período em que exerceu controle sobre o país, incluindo o assassinato de três candidatos à presidência da Colômbia, a queda de um avião e a explosão do prédio de segurança de Bogotá, em 1989.

Morte

Após um período em que ficou “preso” em sua própria residência, no ano de 1992, as autoridades colombianas resolveram transferir Pablo Escobar para um presídio de verdade. Contudo, o traficante conseguiu escapar, com medo de ser extraditado para os Estados Unidos. Após mais de um ano de buscas, Escobar foi encontrado pelo grupo militar Search Bloc, polícia de operações especiais da Colômbia, que conseguiu encurralá-lo e matá-lo.

LEIA TAMBÉM

Texto: João Paulo Fernandes