Oscar 2018: como funciona a premiação do cinema

O Oscar está chegando e os filmes que concorrem ao prêmio estão começando a ser lançados. Para entender como acontecem as escolhas, explicamos os critérios.

None
IMAGEM: Flickr

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/11/2017 às 13:28
Atualizado às 15:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Todos os anos, milhares de pessoas prestam atenção na premiação do Oscar para descobrir qual película irá receber a estatueta de Melhor Filme, que atores e atrizes vão ser escolhidos os melhores do ano e até qual a Melhor Animação. Mas os critérios e divisões de como um filme é escolhido para ser premiado é um grande mistério para muitas pessoas. Pensando nisso, separamos abaixo um guia de como os filmes chegam até a premiação e como prever as chances de cada um ganhar.

Concorrer ao Oscar

Para poder concorrer ao prêmio, o filme precisa cumprir os requisitos para poder entrar na corrida. A primeira delas é ser exibido por pelo menos uma semana com três sessões diárias (sendo uma delas no horário nobre) em qualquer cinema do Condado de Los Angeles. Isso, entretanto, não se aplica a filmes em línguas estrangeiras e a documentários, que tem regras menos restritivas.

Votantes

Para poder votar, é preciso fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Cada profissional votará apenas em sua própria categoria e na de Melhor Filme. É impossível pertencer a duas categorias ao mesmo tempo. Clint Eastwood, por exemplo, é atualmente parte dos votantes para a categoria de Melhor Diretor, ainda que ele também atue em seus próprios filmes.

Para se tornar um votante, você precisa ter pelo menos dois créditos dentro da categoria da qual pretende se tornar um eleitor. Você também pode se candidatar se pelo menos dois membros ativos da Academia apoiarem a sua entrada. Outro caminho é ser indicado a um Oscar, o que automaticamente qualifica o profissional a ingressar como votante.

Declaração de candidatura

Uma vez que o seu filme tenha sido exibido no Condado de Los Angeles, a equipe de produção preenche um formulário chamado Créditos de Tela Oficiais, que é entregue à Academia. É nesse documento que fica claro quem está elegível, por exemplo, para Ator Principal ou Ator Coadjuvante. Cada película pode inscrever apenas um artista na categoria principal de cada sexo.

Indicados

Todos os anos, os votantes de cada categoria tem o direito de enviar uma lista de cinco filmes, à seu critério, em ordem de preferência, que estejam concorrendo oficialmente. Essa lista é feita à critério dos membros da Academia, que não recebem qualquer indicação do órgão sobre quais são os candidatos. É dessa lista que saem os indicados a cada prêmio.

Resultado final

O premiado de cada categoria vem do mesmo voto de onde saiu o indicado. É nesse momento que a hierarquia de preferência de cada voto entra em consideração. Dos cinco indicados a Melhor Ator, por exemplo, o com menos votos como primeiro preferido é então retirado da disputa, e os votos que o colocavam em primeiro lugar são redistribuídos entre os demais candidatos de acordo com a segunda preferência, terceira preferência e assim por diante. Dessa forma, não basta ser muito lembrado pelos votantes da categoria, é preciso que eles prefiram que você ganhe a outros concorrentes.

Importância da data de lançamento e de outras premiações

Como os filmes são selecionados pelos votantes sem que a Academia se importe em lembrá-los quais filmes estão concorrendo, os votantes acabam favorecendo filmes que foram vistos mais recentemente. Isso leva muitos filmes com ambições à premiação a serem lançados no final do ano, de forma que estejam frescos na memória.

Além disso, muitos dos votantes ficam de olho nos demais prêmios que acontecem durante a chamada Temporada de Premiações, como os prêmios dos sindicatos de Atores, Diretores e outros prêmios técnicos, já que os filmes que ganham outras estatuetas recebem grande aclamação dos profissionais relacionados a cada categoria. Portanto, um diretor premiado pelo Sindicato de Diretores tem mais chances de levar o Oscar pela sua obra.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.