Connect with us

O que você está procurando?

Apesar de não ser uma prática tão nova quanto parece, a meditação demorou para começar a ser difundida pelo mundo – saiba como isso se deu
- FOTO: Shutterstock Images

Descubra como se originou a técnica da meditação

Apesar de não ser uma prática tão nova quanto parece, a meditação demorou para começar a ser difundida pelo mundo – saiba como isso se deu

Não se sabe com certeza as origens da meditação, mas é certo que trata-se de uma arte ancestral milenar que se propagou entre vários povos por meio de algumas doutrinas religiosas, em especial o budismo. Apesar de a técnica ser antiga, ela só começou a ser mais difundida ao redor do mundo a partir do século 20.

Um dos pioneiros nas pesquisas sobre os efeitos da técnica no corpo é o cardiologista norte-americano Herbert Benson, que estuda o tema desde os anos 1960. Segundo o especialista, até 60% das consultas médicas poderiam ser evitadas se as pessoas adotassem a meditação com assiduidade em suas vidas.

mulher-meditação-água-mar-céu-colorido

FOTO: Shutterstock Images

Outro cientista que ajudou a propagar a prática e seus benefícios é o professor Jon Kabat-Zinn, da Escola Médica da Universidade de Massachussets, nos Estados Unidos, responsável por usar a meditação em um curso de redução do estresse. “As pesquisas relacionadas à meditação ainda são muito recentes, e diversos mecanismos relacionados aos seus benefícios ainda não são completamente entendidos. Mas, com certeza, essa é uma área com muito a se explorar, conhecer e com grande potencial no que diz respeito à qualidade de vida”, afirma a fisiologista e neurocientista Camila Almeida.

Tipos de meditação

Existem diversos tipos de praticá-la, mas, basicamente, há duas vertentes que se diferem: uma que guia os pensamentos da mente e outra que a deixa livre. Uma parceria entre pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, e da Universidade de Oslo, na Noruega, apontou que deixar a mente viajar sem destino é mais eficaz.

Após analisarem testes de imagens por ressonância magnética de 14 pacientes que haviam passado pelas duas formas de meditação, eles observaram que, na meditação não direcionada, os indivíduos apresentaram maior atividade na parte do cérebro dedicada a processar pensamentos e sentimentos. Para os cientistas, a meditação livre abre mais espaço para processar memórias e emoções.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Camila Almeida, fisiologista e neurocientista da Universidade Federal do ABC.

Advertisement

Entretenimento

Parece óbvio, mas nem todo mundo consegue acreditar em si mesmo. Contudo, a autoconfiança é algo que pode ser alcançado com um pouco de preparação

Entretenimento

Freud, o pai da psicanálise, e Jung, o criador da psicologia analítica, foram grandes estudiosos do inconsciente. Veja o que eles falam sobre os sonhos

Entretenimento

Além de O Exorcista: 3 filmes que relatam possessão e que mostram rituais de exorcismo

Entretenimento

Quer mudar algum aspecto da sua vida e não sabe por onde começar? Primeiro, tenha em mente que aquilo é o que você quer. Em segundo lugar, não desista!

Entretenimento

12 de outubro é o Dia Nacional da Leitura. Já que o Dia das Crianças também é comemorado nessa data, que tal unir as duas coisas? Confira 7 livros infantis!

Entretenimento

Há muitos benefícios em elogiar alguém. Contudo, devemos prestar atenção pois, em excesso, o elogio pode ser prejudicial ao bom convívio

Entretenimento

Encaramos a mudança sempre como um novo desafio que nos demandará tempo e, às vezes, dinheiro. Entretanto, não podemos nos esquecer dos benefícios!

Entretenimento

Nem sempre estar desacompanhado significa estar sozinho, às vezes, querer ficar sozinho faz bem. E, é nessa diferença que está a solidão x a solitude!