O que você precisa saber sobre coelhos

Os coelhos precisam de cuidados diferentes de cães e gatos. Por isso, veja as dicas de como cuidar desses bichinhos fofos antes de ter o seu!

- Foto: reprodução Os coelhinhos precisam de cuidados especiais

Ter coelhos de estimação pode ser divertido, mas é importante saber como cuidar do seu pet, já que ele exige cuidados diferentes de outros animais como cachorros e gatos. O biólogo Tiago Calil traz todas as informações que você precisa para dar uma feliz e saudável vida ao novo habitante da sua casa.

três coelhos lado a lado sobre uma toalha vermelha xadrez, em um gramado

Foto: Reprodução        Os coelhos precisam de cuidados especiais

Raças

De acordo com Tiago, as raças mais comuns de coelhos para se ter em casa são: Lop, Fuzzy Lop, Hermelin, Hotot, Lyon, Angorá, Holandês e Rex.

Espaço

Coelhos precisam de espaço para se exercitar. “Apesar de existirem gaiolas e coelheiras específicas, eles precisam ficar soltos todos os dias num lugar com espaço”, explica Tiago. Eles possuem hábitos diurnos, portanto, durante o dia fazem suas necessidades, se alimentam, se higienizam e brincam. Portanto, nada de deixar os bichinhos presos por muito tempo!

Alimentação

O biólogo esclarece que existem no mercado rações de excelente qualidade, com a quantidade de nutrientes equilibrada para a espécie. “É importante a complementar com verduras escuras e leguminosas, como rúcula, chicória, agrião, espinafre, cenoura e brócolis”, salienta. Já para a água, a quantidade ideal varia de acordo com o ambiente que o coelho será criado. “Coelhos que vivem em ambientes mais quentes precisarão de mais água. Um bebedouro de 500ml com água fresca e filtrada trocada diariamente será o suficiente”, explica Tiago.

Brinquedos

Os coelhos adoram empurrar objetos. Por isso, vale investir em bolinhas de diversos tamanhos. Caixas com papel picado também ajuda na hora em que ele estiver sozinho, pois não vai ficar estressado e sair roendo tudo pela casa. O biólogo esclarece que “A maioria dos brinquedos destinados a coelhos são de madeira, incentivando a roedura e tem como objetivo o desgaste dos dentes.”

Vacinas

De acordo com o biólogo, “Vacinas não são comuns para coelhos, porém existem duas delas que podem ser encontradas em clínicas especializadas em animais exóticos. São elas: Mixomatose e Doença Viral Hemorrágica.” As doenças mais comuns que o animal pode ter durante a vida são as dermatológicas, ou seja, doenças de pele, que geralmente são acometidas por fungos e sarnas.

Higiene

“Não há necessidade de banhos em coelhos. O ideal é somente a limpeza com lenço umedecido nas patas e genitais, quando necessário. O próprio animal se higieniza lambendo o pelo através de enzimas encontradas na saliva”, orienta Tiago. Mas a gaiola deverá ser higienizada diariamente. É preciso limpar o comedouro e o bebedouro, trocar o material de forração da gaiola e a serragem, e limpar a bandeja com um desinfetante próprio, encontrado em petshops.

LEIA TAMBÉM:

Animais de estimação podem diminuir a depressão: saiba como!

Decoração para quem tem animais dentro de casa

4 curiosidades sobre os nossos bichinhos de estimação!

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência