ENTRETENIMENTO

O que foi a Revolução Cubana? Entenda!

Com o intuito de libertar Cuba do domínio do ditador Fulgêncio Batista, Fidel Castro e outros guerrilheiros iniciaram, em 1953, a Revolução Cubana

None
Selo comemorativo dos 50 anos da Revolução Cubana. FOTO: Reprodução/Neftali e Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/11/2016 às 16:35
Atualizado às 15:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Principal líder e talvez maior ícone da Revolução Cubana ao lado de Chê Guevara, Fidel Castro faleceu no último sábado (26) aos 90 anos. Mas, o que foi exatamente essa Revolução e o que levou à sua eclosão?

Fidel Castro, discurso, microfones, preto e branco

Fidel Castro, em foto de 1959. FOTO: Reprodução/Wikimedia Commons

Pra derrubar o ditador

Com o intuito de libertar Cuba do domínio do ditador Fulgêncio Batista, diversos guerrilheiros, liderados por Fidel Castro, iniciaram, em 26 de julho de 1953, um movimento que ficou conhecido como Revolução Cubana. O motim começou com a invasão do Quartel da Moncada, onde se encontravam presos políticos.

selo, Fidel Castro, Revolução CUbana

Selo comemorativo dos 50 anos da Revolução Cubana. FOTO: Reprodução/Neftali e Shutterstock.com

A revolta durou até janeiro de 1959, quando Fulgêncio Batista abandonou o país. Dois anos após tomarem o poder, os revolucionários declararam-se um governo socialista, em 1961, angariando apoio político, militar e econômico da extinta União Soviética, fato que culminou com a criação de diversos atos diplomáticos dos Estados Unidos contra o país que perduram até hoje.

LEIA MAIS

Texto: João Paulo Fernandes