ENTRETENIMENTO

Nostradamus previu a descoberta de Louis Pasteur

Louis Pasteur desenvolveu o processo de pasteurização cerca de três séculos depois da morte de Nostradamus, que já tinha previsto tal acontecimento

None
Louis Pasteur. FOTO: Reprodução/Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/08/2016 às 18:38
Atualizado às 18:08

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O francês Michel de Nostradamus (1503-1566), apesar de ter sido um intelectual notável – era detentor de extenso conhecimento em medicina e astrologia, além de falar fluentemente o latim, o hebraico e o grego -, tem sua fama atribuída principalmente ao seu livro As Profecias, ou Centúrias.

Nele, o autor deixou registradas, em versos agrupados em blocos de cem, trágicas previsões acerca do futuro da Humanidade. E o que é pior: muitas delas realmente se concretizaram! Um exemplo disso é a descoberta de Pasteur.

Louis Pasteur, gravura, preto e branco

Louis Pasteur. FOTO: Reprodução/Shutterstock Images

Pasteurização e decepção

Ao pesquisar porque vinhos e cervejas azedavam, o francês Louis Pasteur (1822-1895) descobriu os efeitos de micro-organismos invisíveis a olho nu nos processos de fermentação e decomposição dos alimentos.

A partir daí, desenvolveu o processo de pasteurização – que consiste no aquecimento de determinado produto até uma temperatura próxima ao seu ponto de ebulição e logo em seguida resfriá-lo subitamente – , indispensável para evitar a contaminação de alimentos.

Copo de vinho tinto, babida, fundo branco

Foi pesquisando o motivo pelo qual vinhos e cervejas azedavam que Pasteur desenvolveu o processo de pasteurização. FOTO: Reprodução/iStock.com

No entanto, até alcançar o reconhecimento, um dos maiores cientistas da história foi alvo de muita desconfiança. O mais curioso é que, mesmo tendo morrido quase três séculos antes, Nostradamus já havia antecipado o destino de Pasteur, desde o sucesso da invenção do processo, até as decepções com a descrença da comunidade científica da época acerca de sua criação.

SAIBA MAIS

A história do velcro e sua curiosa invenção

Como o soro antiofídico em pó foi criado?

Nostradamus: quem era o homem por trás das profecias apocalípticas?

Texto: Da Redação