Nísia Floresta, a mulher considerada a primeira feminista do Brasil

Você conhece Nísia Floresta? Poetisa, educadora e escritora, a brasileira é considerada a precursora do feminismo no Brasil

None
FOTO: Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/09/2016 às 16:34
Atualizado às 18:36

Dionísia Gonçalves Pinto era escritora, poetisa e educadora. Nascida no Rio Grande do Norte, em 1810, ficou conhecida pelo pseudônimo Nísia Floresta Brasileira Augusta – Floresta por causa da fazenda onde nasceu, Brasileira pela necessidade de afirmar sua nacionalidade e Augusta em homenagem ao seu segundo marido.

Considerada a primeira feminista do Brasil, escreveu livros como Direitos das mulheres e injustiça dos homens – inspirado na obra da inglesa Mary Wollstonecraft –, Conselhos a minha filha,Opúsculo humanitário e A Mulher.

nísia floresta feminismo Brasil

FOTO: Wikimedia Commons

Filha de um português com uma brasileira, Nísia casou-se pela primeira vez aos 13 anos, mas abandonou o marido. Viveu em diversos lugares como Recife, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e até Paris. Dirigiu colégios para mulheres e, como educadora, manteve seus ideais revolucionários. Suas obras também foram julgadas como de grande relevância para as causas feministas.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érika Alfaro / Arte: Guilherme Laurente

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.