7 músicas que uniram vários artistas por uma boa causa

Quando alguma parte do mundo precisa de ajuda, os artistas se unem em uma só voz para dar apoio a uma boa causa, criando músicas lembradas por décadas

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/09/2016 às 10:22
Atualizado às 11:26

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançou na sexta (23.09), uma nova versão de Imagine: clássico de John Lennon, com o apoio de Yoko Ono, David Guetta e outras 140 pessoas de diversos países do mundo. Entre eles estão Shakira, Katy Perry, Daniela Mercury, Neymar Will.I.Am.

IMAGINE um futuro melhor para todas as crianças | UNICEF

Nem crianças refugiadas, nem crianças migrantes. Elas são #antesdetudocrianças. Vamos imaginar um mundo onde todas as crianças tenham os mesmos direitos e oportunidades. #IMAGINE

Posted by UNICEF Brasil on Friday, September 23, 2016

A nova versão chama a atenção para os milhões de crianças e adolescentes do mundo que foram expulsas de suas casas devido a conflitos, e foi apresentada aos líderes mundiais presentes em uma reunião da ONU no inicio dessa semana.

Inspirados pela iniciativa, reunimos outras músicas gravadas por vários artistas, que se uniram especialmente para ajudar alguma causa. Confira:

1. Do They Know It’s Christmas? – Band Aid

Começando por um dos clássicos de músicas beneficentes, essa canção teve várias versões ao longo dos anos.

No fim de 1984, vários artistas britânicos resolveram chamar atenção para a fome na Etiópia. O resultado foi o supergrupo Band Aide o single Do They Know It’s Christmas?, que direcionaram sua arrecadação para ajudar o país. Entre alguns dos 40 artistas que participaram do projeto, estavam Bono e Adam Clayton do U2, Boy George, Simon Le Bon do Duran Duran, George Michael e Sting do The Police.

Em 1989, uma nova versão do single foi lançada, com o grupo rebatizado de Band Aid II, novas vozes e ainda ajudando a Etiópia. Com menos membros e uma gravação feita muito rapidamente, a versão se saiu tão bem em vendas quanto a original, com nomes como Kylie Minogue.

Em 2004, saiu a terceira versão da música, no aniversário de 20 anos da gravação original. O projeto Band Aid 20foi liderado por Chris Martin e o grupo Coldplay, e contou com um novo trecho de rap. Dessa vez, participaram Natasha Bedingfield, Chris Martin, Bono, Snow Patrol, Robbie Williams, Paul McCartney, entre outros.

A mais recente versão foi lançada em 2014, no aniversário de 30 anos da gravação original, levando o nome de Band Aid 30dessa vez ajudando a epidemia de Ebola na África. Dentre as vozes que participaram estavam Bastille, Clean Bandit, Paloma Faith, Ellie Goulding, Rita Ora, Olly Murs, One Direction, Ed Sheeran, Sam Smith, além do retorno de Chris Martin e Bono que já tinham participado antes.

2. We Are The World – USA for Africa

Outro grande clássico de reuniões de artistas por uma boa causa, essa música ainda é lembrada com carinho por muita gente.

Após o grande sucesso do Band Aid na Inglaterra, os americanos decidiram que também devia fazer um projeto do tipo. Liderado por Michael Jackson e Lionel Ritchie, nascia We Are The World, que marcou história e fez um estrondoso sucesso. Entre as muitas vozes participantes estavam Lionel Ritchie, Stevie Wonder, Tina Turner, Billy Joel, Diana Ross, Cyndi Lauper, Bob Dylan, Ray Charles, além do próprio Michael Jackson. O dinheiro arrecadado com a música também foi todo doado para ajudar a fome na Etiópia.

Em 2010, quando o Haiti foi atingido por um forte terremoto, uma nova versão foi organizada para ajudar as vítimas do desastre. Com mais de 75 pessoas, a regravação foi feita no mesmo estúdio que a original, 25 anos depois. A música foi chamada de We Are The World 25 For Haiti, e teve Janet Jackson cantando com seu falecido irmão a pedido da mãe dos dois. Entre os cantores estavam Justin Bieber, Nicole Scherzinger (das Pussycat Dolls), Jennifer Hudson, Miley Cyrus, Adam Levine, Pink, Usher, Celine Dion, Enrique Iglesias, Fergie, Nick Jonas, Akon, Will.I.Am, Snoop Dogg, Kanye West, entre outros.

3. Everybody Hurts – Helping Haiti

Também querendo ajudar as vítimas do terremoto no Haiti, o primeiro ministro britânico pediu para Simon Cowell (criador e jurado do  The X-Factor) para organizar uma música beneficente. O resultado foi a regravação do sucesso do REM, Everybody Hurts, com vozes como Mariah Carey, Michael Bublé, Miley Cyrus, James Blunt, Jon Bon Jovi, Susan Boyle, Kylie Minogue, Robbie Williams e outros.

4. What Going On? – Artists Against AIDS Worldwide

Em outubro de 2001, o grupo “Artistas contra a AIDS no mundo” se uniu para gravar um disco com várias versões da canção de Marvin Gaye, e arrecadar fundos para ajudar organizações que ajudam pessoas com AIDS. Entre os participantes estavam Britney Spears, Christina Aguilera, NSYNC, Gwen Stefani, Jennifer Lopez, Nelly Furtado, Destiny’s Child (grupo de Beyoncé e Kelly Rowland), Backstreet Boys e outros.

5. Where Is The Love? – Black Eyed Peas

Em agosto de 2016, o grupo relançou seu sucesso de 2003 em uma nova versão, acompanhada de vários artistas como, Justin Timberlake, Tori Kelly, Jessie J, Nicole Scherzinger, entre outros. A música serve como um pedido de paz para os recentes atentados terroristas ao redor do mundo, e tem sua arrecadação encaminhada para instituições de caridade.

6. Hands – A Song for Orlando

Após o massacre na boate gay em Orlando, vários artistas se uniram contra a violência e a homofobia na canção Hands. O dinheiro arrecadado com a música será revertido para as famílias afetadas pelo tiroteio e ajudará os feridos com custos médicos. Britney Spears, Selena Gomez, Jennifer Lopez, Mark Ronson, Gwen Stefani, Jason Derulo, Meghan Trainor, Pink e Adam Lambert são algumas das vozes presentes no projeto.

7. Just Stand Up! – Stand Up for Cancer

Apresentado em um especial de TV de 2008, parte da campanha contra o câncer, a música foi performada apenas ao vivo inicialmente, sendo lançada em CD apenas algumas semanas depois. Entre as vozes presentes, estavam Beyoncé, Rihanna, Miley Cyrus, Fergie e Mariah Carey. Essa no entanto, não ganhou um clipe para ajudar a promovê-la.

Conhece mais alguma?

VEJA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.