Há 40 anos, Juscelino Kubitschek nos deixava. Saiba como foi sua morte

Segundo a versão oficial, o ex-presidente Juscelino Kubitschek e seu motorista Geraldo Ribeiro teriam falecido em um acidente de automóvel. Saiba mais!

None
FOTO: Wikimedia Commons/Governo do Brasil

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/08/2016 às 15:17
Atualizado às 18:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Há 40 anos, em 22 de agosto de 1976, o Brasil recebia a notícia de que o ex-presidente Juscelino Kubitschek havia falecido em um acidente de carro.

Ex-presidente Juscelino Kubitschek

FOTO: Wikimedia Commons/Governo do Brasil

Segundo a versão oficial da Justiça na época, JK viajava, com seu motorista Geraldo Ribeiro, de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro no banco de trás de seu carro, um Opala 1970. Ambos teriam morrido em decorrência de um acidente automobilístico sofrido na rodovia Presidente Dutra.

A tragédia de Juscelino Kubitschek

Às 17h55 daquele dia, um ônibus fechou o caminho do automóvel guiado por Ribeiro, fazendo com que o Opala atravessasse o canteiro central e colidisse diretamente com um caminhão carregado com 30 toneladas de gesso.

“A Justiça considerou o episódio um acidente, o regime militar decretou luto nacional de três dias e não houve mais do que especulações por parte da sociedade civil”, relata Nashla Dahás, pesquisadora da Revista de História da Biblioteca Nacional.

O funeral foi acompanhado por mais de 300 mil pessoas em Brasília, onde ainda estão seus restos mortais. No entanto, ainda existem alguns mistérios envolvendo a morte do ex-presidente.

SAIBA MAIS

19 filmes e séries para abrir sua cabeça sobre política

A morte de Juscelino Kubitschek foi mesmo por causa de um acidente?

Texto: Thiago Koguchi Edição: Érica Aguiar Arte: Guilherme Laurente

ASSINE NOSSA NEWSLETTER