Connect with us

O que você está procurando?

Enquanto a versão oficial afirma que JK morreu em um acidente de carro, ainda existem muitas questões que indicam que ele pode ter sido assassinado
- FOTO: Arquivo Nacional do Brasil/ Wikimedia Commons

A morte de Juscelino Kubitschek foi mesmo por causa de um acidente?

Enquanto a versão oficial afirma que JK morreu em um acidente de carro, ainda existem muitas questões que indicam que ele pode ter sido assassinado

No dia 22 de agosto de 1976 Juscelino Kubitschek viajava de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro com o seu motorista, Geraldo Ribeiro, quando os dois sofreram um acidente da estrada e faleceram. Assim, há exatos 40 anos, o Brasil se despedia do ex-presidente JK.

juscelino kubitschek JK homenagem praça dos três poderes

FOTO: Wikimedia Commons

Entretanto, essa é apenas a versão oficial do que aconteceu de fato (saiba mais clicando aqui). Existem muitas teorias que consideram acontecimentos inexplicados para afirmar que, na verdade, a morte de JK foi encomendada! Entenda no que essas explicações se baseiam:

Morte de JK

Meses após o acidente, o escritor Carlos Heitor Cony foi o primeiro a se manifestar de maneira mais enfática sobre a coincidência que cercava a morte de personalidades políticas em 1976. O jornalista Carlos Lacerda morrera após levar uma injeção para tratar uma forte gripe, enquanto outro ex-presidente, João Goulart, que havia sido deposto pelos militares, teria morrido de infarto, mas foi encontrado com um travesseiro sobre o rosto.

No entanto, a versão não foi levada adiante nem mesmo pela oposição ao governo. Na década de 1980, vestígios de metal foram encontrados no crânio do motorista Geraldo Ribeiro. O fato levantou a suspeita de que ele havia sido atingido por uma bala, motivo pelo qual teria perdido a direção e batido contra o caminhão.

juscelino kubitschek JK 40 anos morte teorias

FOTO: Arquivo Nacional do Brasil/ Wikimedia Commons

Contudo, essa suspeita também não foi investigada. Em 2012, a polêmica voltou a ter destaque quando a Comissão da Verdade “Vladimir Herzog” de São Paulo decidiu reabrir as investigações, baseando-se em uma perícia realizada em 1996 no corpo do motorista.

“Segundo o relatório da comissão, havia, de fato, um buraco no crânio do motorista do Opala com características que indicavam que poderia ter sido provocado por um projétil de arma de fogo”, ressalta Dahás.

Dois anos depois, o relatório da Comissão Nacional da Verdade, criada por lei em 2012 com o objetivo de investigar violações aos Direitos Humanos cometidas entre 1946 e 1988,  contrariou a versão do comitê paulista e concluiu que a morte foi causada pelo acidente.

SAIBA MAIS

19 filmes e séries para abrir sua cabeça sobre política

Conheça a história de Nicolau Maquiavel

Tiradentes era pobre?

Texto: Thiago Koguchi Edição: Érika Alfaro

Advertisement

Entretenimento

Com tantas coisas para comer, pra que escolher carne podre? Descubra porque os urubus gostam desse cardápio pra lá de nojento!

Entretenimento

Qual a origem do gosto dos morcegos-vampiros pelo sangue? Todos os morcegos são assim? Preciso ter medo? Desvende esses mistérios!

Entretenimento

Que cheiro de gambá! Você já disse isso quando algo não cheirava bem? Pois é, existe um motivo para que esses animaizinhos tenham ganhado essa fama

Entretenimento

O mundo animal tem lá seus hábitos estranhos, mas e os humanos? Saiba o porquê de termos chulé, cera de ouvido e, até... soltamos pum!

Entretenimento

Existem uns animaizinhos por aí que são mais feios que briga de foice no escuro. Mas aqui tem lugar para todo mundo, até para o feioso e nojento Hagfish

Entretenimento

No dia em que se completa 40 anos da morte de Juscelino Kubitschek, o Portal Alto Astral traz uma breve biografia sobre o ex-presidente da república

Entretenimento

O lema do governo de JK era "50 anos em 5", ou seja, ele objetivava um desenvolvimento enorme em 5 anos de governo. Saiba quais medidas foram implementadas!

Entretenimento

Já ouviu falar em cobra que engoliu um boi? Será que isso é possível? Descubra como funciona a hora do jantar dessas cobras famintas