Connect with us

O que você está procurando?

Os micro-organismos produtores de KPC desenvolveram um mecanismo para sobreviver aos antibióticos beta-lactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas
- FOTO: Shutterstock

Entenda o novo mecanismo dos organismos que resistem à antibióticos

Os micro-organismos produtores de KPC desenvolveram um mecanismo para sobreviver aos antibióticos beta-lactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas

Mesmo com os avanços na produção de medicamentos, alguns organismos nocivos à saúde humana aprimoraram-se e podem resistir a alguns tipos de antibióticos. Os micro-organismos produtores de KPC desenvolveram um mecanismo para sobreviver aos antibióticos beta-lactâmicos – como penicilinas, cefalosporinas, aztreonam e carbapenêmicos – utilizados contra infecções. “Todos os antibióticos beta-lactâmicos possuem em comum a presença de um anel beta-lactâmico na estrutura química. Assim como outras carbapenemases, a enzima KPC degrada o anel beta-lactâmico, inativando a ação da droga, portanto, a síntese da parede celular bacteriana ocorre normalmente, mantendo a sobrevivência do micro-organismo e limitando as opções terapêuticas”, explica a microbiologista Doroti Garcia. Contudo, esse não é o único método de sobrevivência encontrado pelas bactérias. “Mais recentemente, em novembro de 2015, foi divulgada a presença de um mecanismo de resistência à colistina mediado por plasmídeo, denominado MCR-1 (plasmid-mediated colistin resistance mechanism).

bactérias, superbactérias, novo mecanismo

FOTO: Shutterstock

Essa descoberta tem causado grande preocupação na área da saúde pública, pois o gene MCR-1, responsável pela produção da enzima MCR-1, está localizado em plasmídeo, que é um elemento genético móvel que se dissemina facilmente de um micro-organismo a outro”, explica Doroti. A preocupação se deve ao fato de que a colistina é uma das últimas opções para o tratamento de infecções provocadas por micro-organismos resistentes aos carbapenêmicos. “A partir da descoberta da resistência à colistina mediada por plasmídeo, o sinal de alerta está em nível máximo, pois plasmídeos se disseminam rapidamente de um micro-organismo a outro”, alerta a especialista.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érica Aguiar Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultoria: Doroti Garcia, microbiologista

Advertisement

Entretenimento

Em busca do desenvolvimento pessoal, separamos 5 dicas de leituras com reflexões, mensagens motivacionais e dicas para driblar a negatividade. Confira!

Entretenimento

Pesquisas apresentam resultados que nem a ciência consegue explicar. A descrição de cenas vistas em experiências de quase morte pode impressionar!

Entretenimento

A seguir, você encontra os perfis de diretores consagrados e outros que continuam provando, filme após filme, o seu talento.

Entretenimento

Você sabe o que acontece depois que morremos? Sem dúvidas, essa é uma das perguntas mais misteriosas e intrigantes que rondam a humanidade!

Entretenimento

Alucinações ou não, muitas pessoas alegam ter passado por EQM envolvendo acontecimentos misteriosos que a ciência não consegue explicar!

Entretenimento

Conheça todos os processos que envolvem a cerimônia do Oscar, das indicações à consagração. O roteiro para ser conhecido em terras hollywoodianas.

Entretenimento

Os casos especiais do emprego da crase envolvem expressões como à beira de ou contextos como nomes de lugares. Entenda todas as regras!

Entretenimento

Mortes suspeitas, fantasmas nas gravações, surtos de atores, fenômenos sobrenaturais, enfim, não faltam motivos que alimentam o suspense nesse universo.