ENTRETENIMENTO

Matoaka: quem era a verdadeira Pocahontas?

Já imaginou sua vida como roteiro para um filme? Por trás de alguns clássicos das animações no cinema, estão histórias reais, como é o caso de Pocahontas

None
FOTO: Reprodução/Walt Disney

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/07/2016 às 18:05
Atualizado às 16:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Já imaginou sua vida como roteiro para um filme? Por trás de alguns clássicos das animações do cinema estão histórias reais, como é o caso de Matoaka.

gif da índia pocahontas com os cabelos esvoaçantes

FOTO: Reprodução/Walt Disney

Quem vê a mulher de belos cabelos negros esvoaçantes não imagina que essa índia existiu – mas, com uma versão diferente do que nos foi apresentado em 1995 pelos estúdios Walt Disney.

Qual a origem da Pocahontas?

Na história real de Matoaka – seu verdadeiro nome – ela é uma menina de apenas 11 anos, filha do chefe da tribo Powhatan. Nasceu em 1595 e recebeu do pai o apelido de Pocahontas que, dentre tantas traduções e significados, tem o de “criança mimada” como o mais conhecido.

Assim como na versão cinematográfica, John Smith e John Rolfe estiveram presentes na vida da índia. Além disso, ao contrário do que acontece nas telas, Pocahontas e John Smith nunca tiveram um relacionamento amoroso.

O colono foi uma espécie de tutor que ensinou a ela a língua e os costumes ingleses. Foi com John Rolfe que, mais tarde, a jovem se casou, depois de passar um período como prisioneira dos ingleses. Conta-se que a índia adoeceu (não se sabe ao certo se de varíola, tuberculose ou pneumonia) e veio a falecer aos 22 anos.

SAIBA MAIS

Mulan: conheça a verdadeira história da guerreira

A verdadeira história de João e o pé de feijão

Texto: Ana Beatriz Garcia Edição: Nathália Piccoli