Marie Curie: a primeira mulher da história a ganhar o prêmio Nobel

Você conhece Marie Curie? Ela foi uma das maiores cientistas de todos os tempos e a primeira mulher a ganhar um Nobel, prêmio que ela conquistou duas vezes

None
FOTO: Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/08/2016 às 17:04
Atualizado às 18:18

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem pensa que as grandes descobertas científicas foram feitas apenas por homens não conhece Marie Curie, o grande nome do campo da radioatividade. Madame Curie, como é chamada, nasceu na  Varsóvia, em 1867, e se mudou para Paris quando tinha 24 anos. Mesmo passando por dificuldades para estudar pelo fato de ser mulher, graduou-se em química e matemática.

No entanto, foram suas pesquisas e descobertas que fizeram de Marie uma das mulheres e personalidades mais inspiradoras da história.  Ela desenvolveu a teoria da radioatividade –termo que ela mesma inventou –, descobriu os elementos rádio e polônio (elementos químicos radioativos provenientes do urânio), fundou os Institutos Curie em Varsóvia e Paris, foi a primeira mulher da história a ministrar aulas na Universidade de Sourbonne, em Paris.

marie curie laboratório estudo radiação mulher pioneira

Pierre e Marie Curie no laboratório (FOTO: Wikimedia Commons)

E, o seu maior reconhecimento: Pierre e Marie Curie ganharam, em 1903, o prêmio Nobel de Física com Henry Becquerel, que foi o precursor dos estudos com o minério. Graças às suas pesquisas envolvendo o elemento rádio, em 1911, Marie recebeu novamente o prêmio Nobel, nesta ocasião, de Química. Dessa forma, tornou-se a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ser conquistar duas vezes em categorias científicas.

SAIBA MAIS

Feminismo: uma trajetória de lutas pela igualdade entre os gêneros

Quem foi Frida Kahlo? Conheça a trajetória da famosa pintora

Atitudes que estimulam o machismo nas crianças

Texto: Ana Beatriz Garcia Edição: Érika Alfaro

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.