ENTRETENIMENTO

Maçonaria: quais os significados de seus códigos secretos?

Para quem nunca ouviu falar, é no mínimo, instigante. Aqueles que já conhecem seus significados, sabem que ali dentro há muitos segredos

None
FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2016 às 18:57
Atualizado às 17:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

É justamente o mistério que fascina o homem: desde que o mundo é mundo, é normal ficar instigado com o que é obscuro, e a desconfiança vem logo em sequência. A Maçonaria tornou-se uma ordem tão organizada que seus membros desenvolveram códigos para poderem identificar uns aos outros sem que seja necessária uma só palavra!

menina com brinco longo ouvindo a conversa atrás da porta querendo alguns significados

FOTO: Reprodução/TBS

Ao se cumprimentarem com um aperto de mão, dá para perceber um detalhe sutil. Se os polegares tocarem o pulso um do outro, dois maçons se encontraram.

mãos maçonaria, simbolos e códigos secretos

FOTO: Reprodução

Se estiverem parados, em lugar público, por exemplo, deve-se observar os pés que, posicionados em forma de esquadro, indicariam que ali está um membro da ordem.

Durante o abraço, os braços se cruzam nas costas, formando um “X”. Depois disso, os maçons bateriam três vezes nas costas.

Quando o assunto é vocabulário, os maçons teriam desenvolvido algumas senhas a serem utilizadas em diversas situações. Supostamente, há frases maçônicas que podem ser pronunciadas quando se está em uma situação de risco, fazendo com que os outros membros prestem socorro.

significados de uma assinatura maçom

FOTO: Reprodução

SAIBA MAIS

A maçonaria já chegou à lua… e você ainda não sabia

Qual o significado da arquitetura maçônica?

Sangues de Touro: conheça essa sociedade nem tão secreta

Texto: Redação Alto Astral Edição: Nathália Piccoli Arte: Mary Ellen Machado