De bobo, o João Bobo não tem nada. Entenda!

O engraçado boneco João Bobo, que mesmo depois de empurrões e chutes volta a ficar em pé, pode ser, mais do que um brinquedo, um exemplo de resiliência

None
O boneco João Bobo é considerado exemplo de resiliência. FOTO: Reprodução/Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/10/2016 às 14:12
Atualizado às 18:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você com certeza já ouviu falar no João Bobo, não?! Sim, esse mesmo. O famoso boneco que mesmo você empurrando, batendo e chutando, sempre voltará a ficar em pé novamente. Olhando por um viés mais psicológico, esse brinquedo engraçado mostra que na verdade não é tão bobo assim.

boneco, João Bobo, brinquedo, fundo branco

O boneco João Bobo é considerado exemplo de resiliência. FOTO: Reprodução/Shutterstock Images

Brinquedo motivacional

Um dos exemplos favoritos dos estudiosos para ilustrar resiliência – que é a capacidade do indivíduo em se adaptar às diversas situações e lidar com as adversidades de forma sensata, sem perder a cabeça – é o caso do boneco João Bobo. Possuindo uma base fixa e uma consistência inflável, esse brinquedo pode receber empurrões, socos, chutes, e até tombar, só que consegue voltar a ficar em pé na mesma hora. Por conta disso, é usado como exemplo de recuperação rápida, conforme explica a psicóloga Maria Teresa Reginato. “Isso acontece porque ele tem uma base. E assim acontece com as pessoas”, sintetiza a psicóloga.

LEIA TAMBÉM

Texto: Victor Santos Edição: João Paulo Fernandes Consultoria: Maria Teresa Reginato, psicóloga