Connect with us

O que você está procurando?

Cientistas desenvolveram algoritmo que analisa fotos postadas no Instagram e identifica usuários com sintomas de depressão
- FOTO: Reprodução/Instagram

Inteligência artificial pode identificar pessoas depressivas no Instagram

Cientistas desenvolveram algoritmo que analisa fotos postadas no Instagram e identifica usuários com sintomas de depressão

Entre memes e brincadeiras da rede, a tag #QueriaEstarMorta está presente em 4 mil posts no Instagram, enquanto a tag #Depressão acumula 30 mil marcações.

Embora a maioria dos usuários usem essas tags apenas por brincadeira, alguns casos podem ser sérios e fotos com legendas relacionadas ao tema podem ser pedidos reais de ajuda. 

imagem-reproducao-instagram-novidade instagram-aplicativo

FOTO: Reprodução/Instagram

Foi com isso em mente que cientistas de Harvard e da Universidade de Vermont, nos EUA, elaboraram um algoritmo para identificar pessoas nessa situação.

Os pesquisadores descobriram que aqueles com depressão costumam postar fotos mais escuras, azuladas e em tons de cinza ou preto e branco, como o filtro “Inkwell”, enquanto pessoas mais “felizes” usam filtros como o “Valencia”.

Outra coisa observada, foi que os posts dos deprimidos costumam ganhar menos likes do que os de pessoas saudáveis, em maioria selfies.

filtros do instagram

FOTO: Reprodução/Instagram

Para criar esse sistema, foram necessários 40 mil posts de 170 voluntários, que responderam questionários sobre saúde mental, e análises de características das fotos, como contraste, brilho e saturação da cor.

Dentre os participantes, 70 tinham a doença.

Além disso, um mecanismo de reconhecimento facial contou quantos rostos cada foto tinha e, por último, um outro grupo de voluntários (que não tiveram suas contas do Instagram analisadas), classificou cada post como “feliz” ou “triste”.

Com todos esses dados em mãos, os pesquisadores alimentaram uma inteligência artificial programada para relacionar as características das fotos à saúde dos usuários.

Quando outras 100 contas do Instagram foram analisadas, o resultado foi impressionante: o programa conseguiu determinar com 70% de certeza se a pessoa tinha depressão ou não. 

Esse 70% ainda é um número muito baixo para o Instagram começar a usar a tecnologia mas, se o banco de dados for alimentado com mais fotos e dados, ele pode aumentar e, quem sabe, a rede social pode usar a ferramenta para dar apoio aos seus usuários.

Genial, né?

VEJA TAMBÉM

Advertisement

Entretenimento

Os dinos dominaram o planeta durante milhões de anos e até hoje despertam curiosidade em todo mundo. Conheça os mais famosos da história!

Entretenimento

Hitler não estava sozinho e, um de seus aliados foi Joachim von Ribbentrop, ministro responsável pelas relações exteriores nazistas

Entretenimento

Você sabe quem foi Albert Speer? Conheça o ministro responsável pelos armamentos e pela produção de guerra durante a ditadura de Hitler

Entretenimento

Enquanto construímos castelos, milhares de espécies animais constroem túneis e casinhas debaixo da areia. Conheça 6 animais que vivem camuflados!

Entretenimento

A morte de Getulio Vargas, um dos episódios mais comoventes ocorridos no Brasil completa 62 anos nesse dia 24 de agosto de 1954

Entretenimento

Saiba quem foi Reinhard Heydrich, poderoso chefe de segurança do Partido Nazista e um dos braços direitos de Adolf Hitler

Entretenimento

Vai viajar para o exterior? Ou prestar vestibular ou Enem? Conheça algumas expressões básicas em inglês que vão ajudar e muito!

Entretenimento

Saiba mais sobre a história do cálice da última ceia, o Santo Graal, e descubra onde está esse objeto tão importante do cristianismo