Ilusões de ótica em 3D que vão pirar seu cérebro!

Há ilusões de ótica que conferem uma noção de profundidade e até mesmo de movimento. Por que essa impressão de 3D acontece? Confira nesses exemplos

None
Imagem: Reprodução / beaudeeley.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/10/2016 às 18:11
Atualizado às 18:43

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

AVISO!

Cuidado! As imagens  a seguir podem causar até náuseas e tonturas em pessoas mais sensíveis!

Você já viu ilusões de ótica com profundidade? Os exemplos a seguir mexem com essa noção, e parecem que estão em 3D! Confira por que elas fazem isso com a sua mente!

ilusao otica 3d chave fechadura colorida tunel

Imagem: Shutterstock Images

A chave da ilusão

Você tem a impressão de que está em um corredor e está sendo sugado em direção a esta fechadura? Aqui, vários truques são empregados: usando a técnica de criar perspectiva, a figura contém diversas linhas que vão dos quatro cantos até o centro. O jogo de cores utilizadas nos, digamos, azulejos, aumenta a ilusão de profundidade.

Normalmente, a disposição de cores bem escuras (preto, por exemplo) até as mais claras (branco) dá a impressão de que existe um profundidade: culpa da interpretação de nosso sistema visual. Esse efeito é aumentado quando azulejos pretos e brancos são dispostos um ao lado do outro.

ilusao otica ouchi 3d

Imagem: Reprodução

Ilusão de Ouchi

Movimente seus olhos ao redor da imagem. A área circular parece separada do restante? Está numa diferente profundidade e até se mexe? Essa figura leva o nome do artista japonês Hajime Ouchi.

Na ilusão de Ouchi, as noções de profundidade e de movimento ocorrem por causa da ambiguidade formada pelo contorno circular com a imagem vertical. As barras verticais estão no mesmo plano das horizontais como uma imagem de duas dimensões. Mas nosso sistema visual pode interpretá-la como 3D: as barras verticais estão num plano com profundidade diferente das horizontais. O contorno circular atua como uma abertura.

Se as duas orientações diferentes das barras são percebidas em diferentes planos de profundidade, então os movimentos do olho podem induzir um movimento.

ilusao otica beau deeley 3d vortex

Imagem: Reprodução / beaudeeley.com

Túnel giratório em 3D

Sabe o que é um vórtex? É um escoamento giratório em que as linhas apresentam um padrão circular ou espiral. Ou seja, são movimentos espirais ao redor de um centro de rotação. É disso que se trata essa imagem criada pelo artista Beau Deeley, in 2012.

Parece que você está dentro de uma sala azul circular, diante de uma coluna que se liga ao teto. O padrão de bolinhas laranjas irregulares e distorcidas dão a impressão de três dimensões, ou seja, em 3D. Já as bordas das bolinhas, nas cores preta e branca, estão dispostas de tal maneira que dão a impressão de que tudo está girando da esquerda para a direita.

LEIA TAMBÉM!

TEXTO e EDIÇÃO: Ricardo Piccinato