ENTRETENIMENTO

Hórus: saiba mais sobre o deus que se tornou o líder do Egito

Filho de Osíris, com seus olhos representando o sol e a lua, Hórus travou uma batalha com Set e conquistou o trono do Egito

None
FOTO: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/08/2016 às 18:29
Atualizado às 16:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Filho de Osíris e Íris, Hórus é a divindade egípcia responsável por proteger os faraós e também as famílias. Tem cabeça de falcão e seus olhos representam o sol e a lua. Uma das explicações dos egípcios para as fases da lua foi o ferimento – e a consequente perda e recuperação – que o deus sofreu no olho esquerdo.

Tal fatalidade ocorreu quando Osíris morreu e seu filho lutou com Set pelo trono do Egito e também para vingar a morte de seu pai. Posteriormente, com a intervenção do pai diretamente “do além”, os demais deuses aclamaram Hórus como líder supremo.

deuses do egito gif luta hórus

FOTO: Reprodução

Batalha de Hórus e Set

O filme Deuses do Egito, lançado em 2016 e dirigido por Alex Proyas, retrata justamente o embate entre as duas figuras divinas pelo trono (sem deixar de fora o episódio dos olhos). Hórus é interpretado por Nikolaj Coster-Waldau e o papel de Set foi atribuído ao ator Gerard Butler (o Leônidas, de 300).

A produção, diferente da mitologia, inseriu os personagens Bek (Brenton Thwaites) e Zaya (Courtney Eaton), humanos que participam da história ao lado dos deuses.

Confira o trailer da película:

SAIBA MAIS

Descubra se você é protegida por deuses egípcios

Conheça 5 fatos sobre o faraó Tutancâmon

Conheça a história de Cleópatra

Texto: Redação Edição: Érika Alfaro Arte: Mary Ellen Machado