ENTRETENIMENTO

História das Olimpíadas – Atenas 1896

Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna foram disputados em 1896, em Atenas. Resultaram da iniciativa do francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin.

None
Foto: A.Meyer/Arquivo da Biblioteca do Congresso

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/07/2016 às 09:07
Atualizado às 16:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna foram disputados em 1896, em Atenas. Resultaram da iniciativa e idealismo do francês Pierre de Frédy, mais conhecido como o Barão de Coubertin. O evento aconteceu entre os dias 6 e 15 de abril e reuniu 241 atletas (nenhuma mulher) de 14 países. O Brasil não participou e não houve registro de recordes nas 43 provas de nove diferentes modalidades.

VEJA TAMBÉM

Os esportes mais diferentes das Olimpíadas Rio 2016

8 fatos inusitados sobre as Olimpíadas 2016

Foto: A.Meyer/Arquivo da Biblioteca do Congresso

Foto: A.Meyer/Arquivo da Biblioteca do Congresso

Jogos Olímpicos renasceram na França

A ideia de promover uma competição internacional com os principais atletas do mundo todo foi exposta pelo Barão de Coubertin em 1894. Inicialmente, os Jogos Olímpicos estavam previstos para acontecer em 1900, entretanto, foram antecipados em quatro anos.

Atenas foi uma escolha natural, uma vez que o Barão era estudioso do esporte e se inspirou nos Jogos da Antiguidade. A última Olimpíada havia sido disputada na Grécia no distante século 4.

Amadorismo

O amadorismo marcou s primeira Olimpíada da Era Moderna. A natação, por exemplo, foi disputada em mar aberto. Os competidores eram levados em um barco até o local da largada, de onde nadavam até a praia. A temperatura da água, em média, era de apenas 13ºC.

“Confesso que arrepiei ao pensar no que poderia me acontecer caso apresentasse alguma cãimbra. Minha vontade de viver se sobrepôs ao meu desejo de vencer”. A frase é do húngaro Alfréd Hajós, medalhista de ouro em duas provas. Ou melhor, de prata, uma vez que todos os vencedores eram agraciados com a mesma medalha de prata e um ramo de oliveira.

Curiosidades dos Jogos Olímpicos de Atenas 1896

  • As primeiras provas olímpicas da Era Moderna foram as eliminatórias dos 100m rasos, disputadas em três séries. Na primeira, o americano Francis Lane foi o mais rápido e se tornou o primeiro campeão olímpico em mais de 1.500 anos. A final seria vencida pelo americano Thomas Burke com o “extraordinário” tempo de 12s. Hoje, não lhe daria nem vaga para disputar os Jogos.
  • O hino olímpico composto por Spiro Samaras (música) e Kostis Palamas (letra) foi tocado pela primeira vez em Atenas-1896, mas só a partir de 1960 a composição da dupla grega tornou-se oficialmente o hino olímpico.