História do Rock: Erline Harris, rock sempre foi coisa de mulher!

Erline Harris foi a primeira mulher a gravar uma música que pode ser chamada de rock’n’roll. E fez isso em 1949, antes muitos homens ditos "pioneiros"!

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/09/2016 às 13:46
Atualizado às 18:23

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Erline Harris foi a primeira mulher a gravar uma música que pode ser chamada de rock’n’roll. E fez isso em 1949! Saiba mais sobre essa autêntica guerreira, prova de que rock sempre foi coisa de mulher!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

VEJA TAMBÉM

História do Rock: Wanda Jackson, a “rainha do rock and roll”

Wynonie Harris, o rock antes do rock

Quem gravou o primeiro rock da história?

Ilustre não reconhecida

Em 1949, Erline Harris fez um pequeno sucesso com Rock and Roll Blues, que alguns críticos classificam como um “jump blues”. No entanto, não é preciso mais do alguns segundos de audição para perceber que a faixa nada mais é do que um bom rock n’roll.

Se isso não for suficiente para lhe dar o título de primeira mulher a gravar um rock, pouco depois, ela ainda gravou Jump and Shout, com todos os tons do estilo que revolucionaria a década de 50 na voz de elvis Presley e outros.

Erline Harris foi uma heroína e desbravadora dos primórdios do rock e da música pop em geral. Produtiva, gravou pelo menos uma dúzia de singles, todos muito raros atualmente. A cantora abandonou a carreira por volta de 1953 e morreu em Las Vegas, aos 89 anos, em 2004. Infelizmente, sem ter o reconhecimento que merecia.

Álbum essencial

The First Rock and Roll Record (coletânea com vários artistas, 2011)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.