ENTRETENIMENTO

História do Rock: Cliff Richard, “rei do rock”… britânico

Nos anos 50, Cliff Richard foi considerado como “a resposta inglesa a Elvis Presley”. De fato, na Inglaterra, chegou a ter popularidade comparável à do Rei.

None
Foto Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/08/2016 às 09:00
Atualizado às 18:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nos anos 50, Cliff Richard foi considerado como “a resposta inglesa a Elvis Presley”. De fato, no Reino Unido, o cantor chegou a ter popularidade comparável à do Rei. Nos primeiros anos de sua carreira, especialmente em 1958 e 59, Cliff Richard ganhou fama de rebelde e seu estilo inspirou toda uma geração de roqueiros ingleses. Depois, mudou os rumos da carreira para um estilo mais comercial.

Foto Reprodução

Foto Reprodução

VEJA TAMBÉM

História do Rock: Screamin’ Jay Hawkins, o cara que levou o teatro ao rock

História do Rock: Little Richard, entre Deus e o diabo

História do Rock: o sucesso e a tragédia de Buddy Holly

Gene Vincent, a essência do rock anos 50

Eddie Cochran, símbolo dos anos dourados do rock and roll

História do Rock: Johnny Cash, do country ao blues e à eternidade

Das ruas ao estrelato

Cliff Richard começou sua carreira em 1958, quando formou uma banda chamada The Planets. O nome – realmente ruim, convenhamos – não agradou e logo eles mudariam para Cliff Richard and the Drifters. Naquele mesmo ano o grupo lançou o single Move It, com relativo sucesso. Dois álbuns dessa fase, lançados entre 1958 e 59, são cultuados por fãs de rockabilly até hoje.

Na virada da década, após algumas mudanças na formação, a banda sofreu uma nova alteração no nome, desta vez para The Shadows. Além disso, adotou um som mais pop e comercial e Cliff Richard abandonou a postura rebelde.

Em 1968, o The Shadows acabou e Richard seguiu carreira solo, gravando baladas pop românticas e adocicadas, e canções religiosas. Da metade da década de 70 em diante, voltou a associar sua imagem ao rock, mas não abandonou as baladinhas com temas religiosos. Cliff Richard ainda segue em atividade e, no ano passado, comemorou seus 75 anos com uma turnê. Para 2016, tem participações agendadas em festivais europeus.

Álbuns essenciais

Cliff (1958)
Cliff Sings (1959)