ENTRETENIMENTO

História das Olimpíadas Paris 1900

Ofuscada pelos eventos da Feira Mundial, que apresentava ao mundo novas maravilhas tecnológicas, as Olimpíadas de Paris 1900 foram um fracasso.

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/07/2016 às 08:55
Atualizado às 16:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ofuscada pelos eventos da Feira Mundial, que apresentava ao mundo novas maravilhas tecnológicas, as Olimpíadas de Paris 1900 foram um fracasso. A competição estendeu-se por longos cinco meses (de 20 de maio a 28 de outubro) e muitos eventos olímpicos passaram despercebidos pelo público.

VEJA TAMBÉM

História das Olimpíadas Atenas 1896

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Olimpíadas Paris 1900 x Feira Mundial

Paris, a cidade natal do Barão de Coubertin, já estava certa como sede da segunda edição dos Jogos Olímpicos desde 1894. A fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), também na capital francesa, ratificou a escolha. No entanto, os Jogos teriam de acontecer paralelamente à Feira Mundial, evento que acontece regularmente até hoje.

O que poderia ser um fato agregador acabou se tornando um empecilho, uma vez que as competições esportivas acabaram ofuscadas pelos demais eventos da Feira. Na verdade, os Jogos foram incluídos no programa da exposição como “competições de atividades físicas e esportes”. Não houve sequer uma cerimônia de abertura dos Jogos.

Uma Olimpíada a ser esquecida

Nos Jogos de Paris 1900, esportes coletivos como polo aquático, iatismo e tênis em duplas permitiam na mesma equipe atletas de diferentes países. Isso bagunçou o quadro de medalhas, criando a estranha categoria dos “times mistos”.

Praticamente a metade dos participantes eram atletas franceses e, em algumas modalidades, havia apenas competidores do país, o que justifica o domínio dos anfitriões na classificação final. Mais preocupadas com a Feira, as autoridades locais não promoviam devidamente os eventos esportivos. Uma das consequências foi a baixa procura por ingressos e público pequeno na maioria das provas.

Mais prejudicial ainda, foi o baixo nível técnico, uma vez que os melhores atletas de outros países não participaram. Para se ter uma ideia, na esgrima, boa parte das provas foi disputada entre professores e alunos de uma universidade.

Pela primeira vez registrou-se a participação feminina em uma Olimpíada. Entre os 997 atletas que participaram de Paris 1900, 22 eram mulheres.Foram disputadas 95 provas, em 20 modalidades. Foram estabelecidos 11 recordes olímpicos e três mundiais