ENTRETENIMENTO

Há 15 anos morria George Harrison, o mais jovem beatle. Entenda!

No dia 29 de novembro de 2001, o mundo se despedia de George Harrison, mais jovem beatle e o segundo a falecer após o fim da banda

None
George Harrison, em foto de 1974. FOTO: Reprodução/Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/11/2016 às 16:55
Atualizado às 15:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No dia 29 de novembro de 2001, o mundo se despedia de George Harrison, mais jovem beatle e o segundo a falecer após o fim da banda. O primeiro foi John Lennon, em 1980, assassinado por um fã em frente ao seu prédio.

GEorge Harrison, beatle, guitarrista, cabelos longos, bigode

George Harrison, em foto de 1974. FOTO: Reprodução/Wikimedia Commons

De mecânico para músico

George Harrison nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 25 de fevereiro de 1943. Seu pai tinha a intenção de abrir uma mecânica, negócio no qual pretendia envolver toda a família, inclusive George e seus três irmãos mais velhos. O futuro beatle, contudo, conseguiu escapar graças a um presente que ganhou aos 13 anos: uma guitarra. Nessa mesma época, conheceu Paul McCartney, com quem começou a tocar e se desenvolver como músico. Aos 17 anos, juntamente com Paul e também de John Lennon, já havia constituído aquela que se tornaria uma das bandas mais populares da história da música mundial.

George Harrison, Ringo Starr, The Beatles, show

George Harrison (à frente, tocando guitarra) e Ringo Starr (ao fundo, tocando bateria), em uma apresentação dos Beatles em 1964. FOTO: Wikimedia Commons

Obra e morte

Como integrante dos Beatles, George Harrison escreveu sucessos como Something, Here Comes the Sun e While My Guitar Gently You Weeps. Após o fim da banda, ainda continuou compondo e tocando em carreira solo, na qual também produziu músicas aclamadas pelo público e pela crítica. Harrison faleceu aos 58 anos, vítima de um câncer. Após sua morte, foi produzido, pelo diretor Martin Scorsese, um documentário biográfico sobre a vida do cantor intitulado George Harrison: Living in the Material World. Confira o trailer!

LEIA TAMBÉM

Texto: João Paulo Fernandes