Gratidão: o sentimento que pode mudar seu olhar sobre a vida

Na obstinada busca pela felicidade, por vezes deixamos de olhar ao redor e perceber que outros sentimentos – como a gratidão – são peças fundamentais

None
FOTO: Reprodução/Pixabay

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/10/2016 às 13:51
Atualizado às 18:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

“Todos temos em comum o fato de querermos ser felizes”, disse, no início de sua palestra, o monge ecumênico David Steindl-Rast. A questão levantada pelo estudioso é: o que move o ser humano todos os dias, o que o faz trabalhar, estudar, comer ou amar é o pote de ouro no final do arco-íris – estão todos buscando o caminho da felicidade. Mas uma coisa que as pessoas ainda não se deram conta é que um sentimento essencial para trilhar esse caminho tão almejado é a gratidão.

gratidao-flor-margarida

FOTO: Reprodução/Pixabay

Segundo a psicóloga e psicoterapeuta Fabiana Maia, a relação entre gratidão e felicidade é direta. “Resultados de pesquisas do centro que investiga a ciência do hedonismo (felicidade), da Universidade de Harvard, indicam que quanto mais uma pessoa expressa gratidão e apreciação por si mesma, pelos outros e pela vida, mais ela tem um sentimento de plenitude, felicidade e confiança, bem maior do que as pessoas que têm a tendência de se lamentar, se queixar, de ver a ‘metade vazia do copo’”, analisa a profissional.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érika Alfaro Edição: Ana Beatriz Garcia Consultoria: Fabiana Maia, psicóloga e psicoterapeuta