Especial Elvis: Graceland, a mansão de Presley em Memphis

Durante os anos finais de sua vida, Elvis Presley morou na mansão Graceland, em Memphis. Hoje, o local é um museu aberto ao público para visitação.

- FOTO: Joseph Novak/Wikimedia Commons

Em 16 de agosto de 1977, Elvis Presley foi encontrado morto em sua mansão Graceland, em Memphis, no Tennessee (Estados Unidos). Contudo, o que era para ser mais uma residência abandonada e com lembranças tristes, tornou-se um museu devido à iniciativa de sua ex-esposa Priscilla Presley.

Graceland mansão Elvis Presley

FOTO: Joseph Novak/Wikimedia Commons

Cerca de 600 mil pessoas visitam o local todos os anos para ver de perto as roupas originais, premiações e visitar o túmulo de Elvis que se encontra no Jardim de Meditação.

A mansão foi aberta ao público em 7 de junho de 1982. No entanto, até 1993, a tia paterna do astro, Delta Presley Biggs, morava no local. Apenas após sua morte, a cozinha foi adicionada ao roteiro de visita pela casa, que até o momento, incluía apenas o andar térreo.

 

Visita a Graceland

Há  cinco  tipos  de  ingressos  disponíveis  para os visitantes. Contudo, o mais completo deles dá acesso à mansão, à Casa dos Troféus, aos aviões, aos carros e a todo o complexo de Graceland (que inclui seis lojas e quatro restaurantes).

Além disso, os turistas recebem um iPad com vídeos e fotos que narram as histórias dos cômodos da casa e exibem imagens históricas da família Presley em Graceland.

 

Cômodos

A sala de estar conta com os sofás originais do cantor e seu piano ao fundo, contudo, os visitantes não podem tocar nos móveis, sendo separados por um cordão.

O andar superior da mansão não é aberto à visitação, mas os fãs podem ver a cozinha, a sala de TV (com três televisões e a decoração chamativa em preto e amarelo), a sala de jogos (com sofás, paredes e teto revestidos do mesmo tecido estampado) e o Jungle  Room, local que foi palco de algumas gravações de Elvis e possui uma decoração que lembra o Havaí, como o carpete verde no chão e uma fonte d’água.

O quarto dos pais de Elvis, Vernon e Gladys, também é aberto para visitação.

 

Outros locais

Na Casa dos Troféus, é possível ver um pouco do início da carreira do rei do rock e as roupas de seu casamento com Priscilla (vestido, véu e terno),  além dos prêmios que recebeu. Há ainda o corredor Hall of Gold, com a exposição de discos de ouro, platina e diamante.

Comedian Craig Ferguson stopped by #Graceland yesterday. You never know who you'll see at the king's castle!

A photo posted by Elvis Presley's Graceland (@visitgraceland) on

Graceland ainda possui uma piscina e um estábulo no quintal. Também é possível conhecer os dois jatos utilizados por Presley: Lisa Marie e Hound Dog 2. Além desses locais, há os carros e motos em exposição.

O complexo da mansão ainda possui um local especial sobre Elvis no Havaí e lembranças de Tupelo, sua cidade natal.

 

SAIBA MAIS

39 anos sem Elvis Presley! Saiba por que ele é considerado o rei do rock

História do Rock: o sucesso e a tragédia de Buddy Holly

 

Texto: Érica Aguiar

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência