Entretenimento

Google Fotos com IA: entenda as diferenças e como usar

O Google Fotos deve lançar em breve recursos ligados à inteligência artificial (IA); saiba quais são eles e por que eles geram certa polêmica

Novidade do Google Fotos om IA gerou certa controvérsia - Shutterstock

Nos últimos dias, foi anunciado que o Google Fotos está ganhando alguns novos recursos ligados à inteligência artificial (IA). As novidades vêm com o lançamento dos smartphones Pixel 8 e Pixel 8 Pro e vão trazer vários avanços em relação à edição de fotos e vídeos nesses aparelhos.

Um dos novos recursos é o Magic Editor, que vai usar a IA para fazer certas modificações em imagens, como alterar cenários, remover certos objetos e até mover coisas e pessoas dentro da foto. Outro recurso, o Best Take, vai conseguir pegar várias fotos semelhantes e identificar o “melhor rosto” entre elas para cada pessoas nas imagens, criando uma foto final perfeita.

Já quando o assunto são vídeos, a maior novidade é o Audio Magic Eraser. Ele usará IA para separar as faixas de áudio de um vídeo e, assim, auxiliar na hora de minimizar ruídos indesejados.

Todas essas funções já podiam ser feitas de outras formas em softwares ou aplicativos, porém geralmente estavam limitados apenas a profissionais e especialistas, já que não eram tão fáceis de serem obtidos e usados. Ou seja, a maior mudança será justamente o fato de esses recursos ficarem mais populares, de forma que “qualquer pessoa” vai poder usá-los.

Controvérsias da IA

Apesar de, por um lado, a notícia das novas ferramentas ter animado várias pessoas, ela também causou certa polêmica. Isso justamente porque agora mais pessoas terão como modificar coisas em suas fotos, criando imagens que não condizem com a realidade dos momentos capturados.

Ou seja, esses novos recursos do Google Fotos reascendem discussões muito atuais e pertinentes. Perguntas sobre até onde podem ir os ajustes de edição e quando isso vai longe demais. Até o momento, não há um consenso sobre essas questões e muitas reflexões ainda devem surgir.

A VP do Google Fotos, Shimrit Ben-Yair, chegou inclusive a falar sobre essa questão. Na ocasião, ela explicou que o Google se compromete a adicionar metadados para sinalizar imagens editadas com a IA. Assim, a ideia é que as pessoas possam saber quando uma foto compartilhada sofreu alterações.

Mais notícias como essa

Saúde

Sintoma pode estar relacionado a problemas no ouvido, neurológicos, vasculares e emocionais ou até a deficiências nutricionais

Beleza

Unhas fracas e quebradiças? Confira aqui dicas valiosas para deixá-las mais fortes e resistentes

Pets

Muitos tutores de animais como gatos, coelhos e mini porcos têm dúvidas sobre se eles podem e devem usar coleira e passear

Beleza

A escolha de um bom hidratante e o uso de produtos cremosos são essenciais para garantir a make perfeita para a pele seca

Sair da versão mobile