Pontuação: entenda a origem e função do ponto final!

O sinal gráfico conhecido como ponto final surgiu no ano 3000 a.C. e serve para finalizar uma frase e indica uma pausa mais longa.

- FOTO: iStock/Getty Images

O sinal gráfico conhecido como ponto final surgiu no ano 3000 a.C. O nome vem do latim punctum, que designava o furo que uma agulha deixa em uma superfície. Os egípcios utilizavam o ponto em textos poéticos e para ensinar às crianças a escrita hierática, uma letra de forma que simplificava os hieróglifos. Na Idade Média, ele servia para abreviar as palavras extensas em latim e para indicar a presença de um nome próprio no texto.

O ponto é conhecido como ponto final, já que encerra um texto. É utilizado para finalizar frases que encerram uma ideia em si ou que será continuada no parágrafo, em abreviações de substantivos, unidades de medida e siglas.

  • Exemplos:
    Estávamos muito felizes. Mas de repente ele chorou.
  • Ela foi para casa depois da chuva. Conseguiu chegar sem se molhar.
  • Comprei suco, refrigerante e água.
  • Profª., Sr., V.A.

 

LEIA TAMBÉM 

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini/Felipe Monteiro

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência