Connect with us

O que você está procurando?

Pinturas referentes à Inquisição, geralmente, trazem algum herege sendo executado em uma fogueira. No entanto, você sabe porque esse método era utilizado?
- FOTO: Shutterstock Images

Por que a fogueira era o meio de execução mais utilizado pela Inquisição?

Pinturas referentes à Inquisição, geralmente, trazem algum herege sendo executado em uma fogueira. No entanto, você sabe porque esse método era utilizado?

Durante a Idade Média, os tribunais da Inquisição fizeram o uso demasiado da fogueira não só como um método de execução de pessoas declaradas hereges, mas também para queimar obras proibidas, consideradas como símbolo do pecado. Contudo, você sabe o motivo da escolha pelo fogo?

fogueira

FOTO: Shutterstock Images

Embora existissem outros métodos de tortura que acabavam na morte dos infiéis, queimar os hereges em praça pública estava muito relacionado ao simbolismo religioso. O fogo representava a purificação dos pecados e, ao mesmo tempo, ilustrava o que seria o Inferno, segundo a religião.

Além disso, a fogueira também era o método utilizado para punir traidores do rei e praticantes de bruxaria. Estima-se que somente os inquisidores portugueses tenham sido responsáveis por condenar e queimar duas mil pessoas.

Caso o condenado, já prestes a ser morto na fogueira, renunciasse às heresias, costumava ser devolvido aos inquisidores. Além disso, se fosse convertido ao Catolicismo, poderia optar apenas pela prisão perpétua. Contudo, a maior crueldade era com os mortos: se o tribunal da Inquisição descobrisse que o defunto cometeu heresias, seu cadáver era retirado da terra e queimado.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Érica Aguiar Arte: Mary Ellen Machado

Advertisement

Entretenimento

Apesar de ter resistido no pontificado por cerca de 15 anos, Paulo VI foi alvo de diversas críticas e acusações polêmicas que abalaram a imagem do Vaticano

Entretenimento

Problemas de saúde e sua idade avançada foram as causas alegadas para a abdicação do Papa Bento XVI. Porém, há quem diga que os motivos tenham sido outros.

Entretenimento

O holandês Maurits Cornelis Escher ficou famoso por criar obras impossíveis de serem reproduzidas no mundo real. Confira como elas criam ilusões de ótica

Entretenimento

Juntamente com a fogueira, a roda de despedaçamento ficou marcada como um dos símbolos da Inquisição promovida pela Igreja Católica no período medieval

Entretenimento

Miguel: de arcanjo comum a guerreiro de Deus. Conheça melhor sua história

Entretenimento

Entenda o que se passa no seu cérebro na hora que sentimos aquele medo de um filme de terror – e porque essa sensação logo passa

Entretenimento

Já observou algumas imagens que parecem se mexer? Será que são ilusões de ótica? Ou é um truque? Saiba que até Lady Gaga usou isso em um CD

Entretenimento

Será possível que o cérebro veja fantasmas? Uma pesquisa realizada em 2014 por Olaf Blanke esclarece essa pergunta. Saiba mais!