5 filmes e livros para conhecer mais a vida e a obra do poeta Renato Russo

20 anos depois da morte do vocalista e líder da Legião Urbana, confira algumas dicas de filmes e livros sobre a vida e obra do poeta Renato Russo

None
FOTO: Reprodução/Imagem Filmes

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/10/2016 às 17:10
Atualizado às 18:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No dia em que se completam 20 anos da despedida do poeta Renato Russo, recordamos a vida e a carreira do músico por meio das obras produzidas depois de sua morte. Confira nossas dicas e mate a saudade de umas das vozes mais saudosas do Brasil:

1) O melhor de Legião Urbana

Editora: Irmãos Vitale
Ano: 1999
Páginas: 106
Sinopse: O jornalista Silvio Essinger reúne neste livro a história da banda brasiliense que surgiu nos anos 1980. A obra apresenta vinte e cinco grandes sucessos da banda Legião Urbana, com letra e partitura.

2) Renato Russo – o Filho da Revolução

Autor: Carlos Marcelo
Editora: Planeta do Brasil
Ano: 2009
Páginas: 464

Sinopse: Considerada a mais completa biografia do vocalista da Legião Urbana, a obra relata desde a infância de Renato, passando pela sua juventude — com episódios políticos da época de intensa opressão da Ditadura Militar como pano de fundo — e chegando à fase adulta, com o amadurecimento enquanto homem, poeta, artista e músico.

3) Somos tão jovens

Ano: 2013
Direção: Antonio Carlos da Fontoura
Elenco: Thiago Mendonça, Laila Zaid e Bruno Torres

O filme narra a juventude de Renato Manfredini Júnior (Thiago Mendonça) desde sua mudança do Rio de Janeiro para Brasília até sua consolidação como vocalista da banda Legião Urbana. Pelo caminho, os percalços, as composições e a substituição do nome para Renato Russo.

4) Faroeste Caboclo

Ano: 2013
Direção: René Sampaio
Elenco: Fabrício Boliveira, Isis Valverde e Antonio Calloni

Inspirado na composição homônima de Renato Russo, o filme conta a saga de João de Santo Cristo (Fabrício Boliveira), um nordestino que chega a Brasília, torna-se traficante, apaixona-se pela jovem Maria Lúcia e busca abandonar o crime.

5) Pais e Filhos (Parents)

Ano: 2013
Direção: Thiago Corrêa
Elenco: Ludmila Dayer, Haldane Morris e Coco Joelle Williams

Também baseada na obra homônima de Renato Russo, o curta com áudio em inglês foi dirigido pelo mineiro Thales Corrêa, produzido nos Estados Unidos, foi exibido nas sessões do importante festival de cinema de Cannes. A película conta a história de uma pré-adolescente que sofre bullying e não consegue expressar sua solidão em casa, com seus pais em meio a uma separação dolorosa.

LEIA TAMBÉM

Texto: Ana Beatriz Garcia